faixa - nao remover

MISSÃO DO GOVERNO DA ARÁBIA SAUDITA DISCUTE NOVOS NEGÓCIOS COM A VALE E COM A PETROBRÁS

ministrosO Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar AlKhorayef, teve uma reunião com Eduardo Bartolomeo, CEO da mineradora brasileira Vale, no Rio de Janeiro, para discutir as  oportunidades de investimento no setor de mineração saudita em empresas brasileiras. As conversas também se estenderam para a possibilidade de planos de expansão de investidores brasileiros na Arábia Saudita. A reunião contou com a presença do Vice-Ministro da Indústria e Recursos Minerais para Assuntos de Mineração, Khalid Al-Mudaifer. Nas conversas foram destacados os laços entre os dois países no setor de mineração, incluindo a recente aquisição por parte da Arábia Saudita de uma participação de 10% na área de minerais básicos da Vale, por meio da Manara Metals, joint venture entre o Fundo de Investimento Público (PIF) do país e a Ma’aden, a maior empresa de mineração da Arábia Saudita,

A reunião abordou a importância de empregar tecnologias modernas em projetos de mineração para melhorar a eficiência da produção e a sustentabilidade, com oarabe objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nas próximas décadas. Eduardo Bartolomeo elogiou o progresso econômico da Arábia Saudita e os ambiciosos projetos de desenvolvimento do país, destacando o significativo apoio que a Vale recebeu ao investir lá, particularmente no projeto de pelotização de ferro em Ras Al-Khair. Ele convidou a delegação saudita a visitar as minas da Vale em Carajás para testemunhar as melhores práticas em mineração. Os extensos recursos de mineração e a expertise do Brasil fazem do país um parceiro-chave para a Arábia Saudita, dada a longa relação bilateral, que se estende por mais de 50 anos, especialmente nas áreas de energia e minerais.

A Arábia Saudita está avançando no seu setor de mineração, com o objetivo de explorar seus recursos minerais, avaliados em aproximadamente 9,4 trilhões de riyais sauditas (a moeda do país), para impulsionar a economia nacional e fortalecer o setor industrial. O país reconhece a necessidade de cooperação internacional para superar desafios na cadeia de suprimento mineral. Para atrair investidores, a Arábia Saudita melhorou suas oportunidades de investimento, ao emendar a Lei de Investimento em Mineração, oferecendo magsincentivos como co-financiamento de 75% para despesas de capital, isenção fiscal de cinco anos e 100% de propriedade estrangeira. Em abril de 2024, o Ministério da Indústria e Recursos Minerais introduziu o Programa de Capacitação de Exploração (EEP), alocando US$ 182 milhões para mitigar riscos de investimento e acelerar a exploração inovadora. Esses desenvolvimentos posicionam a Arábia Saudita como um jogador global de destaque na mineração.

O país fornece dados geológicos abrangentes e atualizados, por meio de uma plataforma digital, para apoiar as decisões dos investidores e garantir transparência. O recém-estabelecido Programa Nacional de Minerais visa melhorar a qualidade e eficiência das cadeias de suprimento mineral e investir 120 bilhões de riyais sauditas nas indústrias minerais básicas e estratégicas. A comitiva de autoridades da Arábia Saudita se encontrou também com Magda Chambriard, Presidente da Petrobrás, para explorar oportunidades de cooperação nos setores de manufatura e petroquímica. Essas reuniões fazem parte da visita do ministro de Indústria e Recursos Minerais, que está em uma turnê econômica pelo Brasil e Chile, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais, atrair investimentos e explorar oportunidades mútuas nos setores industrial e de mineração.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of