MISSÃO EMPRESARIAL EUROPEIA VISITARÁ O BRASIL EM OUTUBRO PARA APRESENTAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM PORTUGAL
Uma nova janela de oportunidades para empresas brasileiras que desejam alçar novos voos. Em outubro, o escritório de advocacia Pinto Machado organizará uma missão empresarial em três cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília – para apresentar as potencialidades e chances de novos negócios em Portugal. Uma comitiva do país europeu virá até ao Brasil para apresentar as oportunidades do Oeiras Valley – projeto que tem como missão criar um ecossistema de inovação na cidade portuguesa de Oeiras, localizada a 20 minutos do Aeroporto de Lisboa. “Quando uma empresa brasileira vai a Portugal, abre-se uma enorme porta de oportunidades. As companhias do Brasil instaladas em Portugal conseguem abranger o mercado europeu e também os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, afirmou o advogado Adriano Pinto Machado, organizador da missão empresarial. Conforme noticiamos anteriormente, o escritório Pinto Machado já havia levado executivos brasileiros para conhecerem o Oeiras Valley, incluindo a empresa de engenharia Liderroll – que já foi procurada em Portugal para potenciais conversas sobre negócios em setores como dutos, abastecimento de água, energia limpa e hidrogênio. “Além de empresas de engenharia, como a Liderroll, o Oeiras Valley tem oportunidades para companhias e startups dos setores de energia renovável, hidrogênio, defesa, cibersegurança, tecnologias, pipelines, entre outros”, detalhou o advogado. Os empresários brasileiros que desejarem participar da nova missão empresarial, devem enviar um email para: adrianomachado@pintomachado.adv.br
Poderia começar falando um pouco sobre como surgiu a ideia de realizar essa nova missão empresarial?
O Oeiras Valley é um projeto do município de Oeiras, em Portugal, que tem como missão criar um ecossistema de inovação no país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, estimulando a criação de empregos com alto valor agregado. O escritório Pinto Machado é parceiro do Oeiras Valley e já realizou missões com empresários brasileiros em Portugal.
Agora, surgiu a ideia de realizarmos uma missão empresarial no Brasil, no mês de outubro, em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo dessa nova missão empresarial é apresentar as vantagens e potencialidades do Oeiras Valley para o empresariado brasileiro. Para as empresas brasileiras interessadas em participar da missão, basta enviar um email para o endereço adrianomachado@pintomachado.adv.br
O Oeiras Valley tem 30% da capacidade tecnológica de Portugal e exporta 25 bilhões de euros (área não financeira). O município de Oeiras abriga o maior número de licenciados e mestrados em Portugal por metro quadrado, além de ser onde mais se recolhe imposto de renda per capita no país. Todas essas condições possibilitaram a criação do Oeiras Valley.
Quais seriam os benefícios que uma empresa brasileira poderia alcançar ao mirar o mercado de Portugal?
O Brasil tem a proximidade de idioma com Portugal – que é o pais mais ocidental da Europa e a porta de entrada para 400 milhões de pessoas. Quando uma empresa brasileira vai a Portugal, abre-se uma enorme porta de oportunidades. As companhias brasileiras instaladas em Portugal conseguem abranger o mercado europeu e também os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Atualmente, muitos empresários brasileiros desconhecem essa porta de entrada. Existe ainda muito pouco conhecimento sobre as oportunidades no Oeiras Valley, que está a 20 minutos do aeroporto de Lisboa. O município de Oeiras possui uma excelente qualidade de vida e é um dos locais mais seguros de Portugal.
O que se espera como resultado dessas missões empresariais?
A China vai investir 300 milhões de euros para que empresas chinesas se instalem no Oeiras Valley. O escritório Pinto Machado, como um dos parceiros do Oeiras Valley, acredita que existem oportunidades semelhantes para o Brasil. Ou seja, uma das ideias é levar empresas brasileiras para se instalarem no Oeiras Valley, assim como os chineses estão fazendo. O objetivo é conversar com empresários brasileiros de todos os ramos. Os executivos brasileiros podem usar Portugal e Oeiras Valley como porta de entrada para o mercado europeu.
Quais são os tipos de empresas brasileiras que poderiam instalar-se no Oeiras Valley?
A brasileira Liderroll é um grande exemplo. Ela é um grande carro-chefe nessa aproximação entre o Brasil e o Oeiras Valley. Como conversamos anteriormente, a Liderroll pode, eventualmente, contribuir muito na construção de gasodutos na Europa. Além de empresas de engenharia, como a Liderroll, o Oeiras Valley tem oportunidades para companhias e startups dos setores de energia renovável, hidrogênio, defesa, cibersegurança, tecnologias, pipelines, entre outros.
Quais são as grandes potencialidades para as empresas que se instalam no Oeiras Valley?
O Oeiras Valley é um lugar para inovação e desenvolvimento tecnológico. A tecnologia e o conhecimento desenvolvidos lá são usados em Portugal e depois exportado para vários países. É um viveiro de conhecimento e tecnologia. Essa nova missão empresarial será uma excelente forma de apresentar aos brasileiros as potencialidades do Oeiras Valley, que já abriga companhias dos setores farmacêutico, defesa, tecnológico, energia, tecnologia da informação, entre outros.
Deixe seu comentário