MITSUBISHI ELECTRIC LANÇA LINHA DE PRODUTOS DE AUTOMAÇÃO COM FOCO NO SETOR INDUSTRIAL
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
A japonesa Mitsubishi Electric está com um ritmo de crescimento considerável quando o assunto é automação industrial no Brasil. De 2014 a 2017, a divisão da companhia que cuida deste setor aumentou suas vendas nacionais em 70%. Além disso, de 2016 a 2017, incrementou o número de colaboradores em 34%. Nesse cenário positivo, a empresa agora está trazendo novas soluções para o mercado brasileiro, como revela o especialista de produto e aplicação da Mitsubishi Electric, Pedro Okuhara. “A Mitsubishi lançou a linha de produtos de baixa tensão, que são produtos comercializados em paralelo à solução de automação. É uma linha bem extensa, com mais de 5 mil itens de portfólio”, contou. O foco desses equipamentos será o setor industrial, mas oportunidades no segmento comercial também estão no horizonte. “Nosso objetivo é ser reconhecido como provedor de soluções em proteção e distribuição de energia elétrica no mercado brasileiro, com metas bastante agressivas para um entrante nesse mercado de produtos”, acrescentou o executivo.
Explique um pouco mais sobre a atuação da empresa no Brasil.
A Mitsubishi é uma empresa japonesa com mais de 100 anos. Ela era um conglomerado gigante até a Segunda Guerra Mundial, quando foi dividida em diversas empresas. Uma delas é a Mitsubishi Motors, que é a mais conhecida no Brasil. Eu trabalho dentro da Mitsubishi Electric, que foi um dos braços gerados a partir dessa divisão pós-guerra. Ela é uma das líderes mundiais na fabricação de produtos elétricos. A empresa fatura 41 bilhões de dólares, então é uma das líderes no mundo. No Japão e na Ásia, ela acaba tendo uma participação de mercado muito grande frente às outras empresas.
Aqui no Brasil, nós estamos trabalhando com as divisões de automação industrial, onde ficam os produtos de energia. Temos também outros segmentos, como automação predial, componentes automotivos, sistema de transporte e alguns outros. Nossa sede fica em Barueri (SP).
Onde é feito o desenvolvimento de produtos?
Os produtos de automação são todos feitos no Japão. A maioria das plantas estão lá, o que acaba trazendo uma qualidade muito reconhecida no mercado. Aqui no Brasil, trabalhamos comercializando produtos. Contamos com uma rede de suporte e entregadores. Dentro destes produtos, eu sou o especialista de produtos de baixa tensão, tanto da parte de proteção e distribuição de energia. Também sou responsável pela parte de gestão e eficiência energética.
Gostaria que o senhor detalhasse um pouco mais sobre a divisão de automação industrial.
Nós temos soluções para essa área, desde como integrar toda a fábrica até a parte mais gerencial. Temos um universo muito grande de produtos. A Mitsubishi, nesta parte de automação, vem crescendo nos últimos anos. A automação industrial cresceu 10% globalmente. No Brasil, de 2014 a 2017, a divisão de Automação Industrial aumentou suas vendas em 70% e, de 2016 a 2017, incrementou o número de colaboradores em 34%, além de expandir o estoque local em 28%.
Temos toda a parte de automação de processos para que determinada fábrica trabalhe de forma mais rápida e eficiente. Na parte de acionamento de motores, por exemplo, temos os inversores de frequência, que controlam a partida de motores, conseguindo uma redução de até 30% no consumo das partidas de motores. Geralmente, o maior consumo dentro da indústria é no motor. Temos produtos também para medição e monitoramento de consumo, além de controladores de demanda e gerenciadores de energia.
Apesar do setor industrial ser o que mais implementa eficiência energética, ainda assim tem um potencial de 10% de redução no consumo.
E como anda a procura da indústria por soluções de eficiência em tempos de crise?
Quando se fala de eficiência energética, um dos principais potenciais é quando surge a crise. Porque é quando todos querem fazer mais usando menos [energia]. As indústria buscam onde podem reduzir depois de tomadas todas as medidas possíveis. Existem muitas fábricas antigas que estão rodando há bastante tempo. Então, a busca por soluções eficazes está crescendo. Até por isso que, neste ano, a Mitsubishi lançou a linha de produtos de baixa tensão, que são produtos comercializados em paralelo à solução de automação. É uma linha bem extensa, com mais de 5 mil itens de portfólio.
Qual será o foco dessa linha?
O foco dessa linha é o setor industrial. Temos produtos mais voltados para indústria, mas nada impede os trabalhos com o setor comercial. O que foge um pouco desse portfólio é a área residencial.
O senhor percebe maior procura pelas soluções de eficiência energética no Brasil?
Sim, a maioria das empresas acaba buscando. Se você olhar para alguns congressos feitos pelo país, verá que o número de pessoas que participam vem aumentando a cada ano, porque as pessoas querem mais conhecimento sobre o tema. Até por isso, estamos fazendo alguns webinarios sobre aplicação de gestão de energia e utilização de robôs. Eu acredito que há uma busca maior e não só por quem já trabalha com isso. A indústria já trabalha muito forte, mas empresas de pequeno e médio porte estão aumentando sua demanda. E também o setor comercial.
Quais são as perspectivas de crescimento e o planejamento da companhia para o Brasil?
A Mitsubishi Electric é líder em fornecimento de produtos de baixa tensão na Ásia, e está entre os maiores do mundo, sendo assim, o mercado brasileiro tem total confiança na qualidade dos nossos produtos que são desenvolvidos e fabricados no Japão. O lançamento desses produtos no Brasil vem para suportar o crescimento que a Mitsubishi Electric vem atingindo nos últimos anos, e conseguiremos oferecer um portfólio mais amplo para nossos parceiros comercializarem uma solução completa com produtos Mitsubishi Electric. Nosso objetivo é ser reconhecido como provedor de soluções em proteção e distribuição de energia elétrica no mercado brasileiro, com metas bastante agressivas para um entrante nesse mercado de produtos, porém estamos investindo pesado para isso acontecer, com treinamentos para capacitação interna e de nossos parceiros, publicidade na mídia especializada, materiais de marketing em português, estoque local para um rápido atendimento, e suporte pré e pós-vendas para auxiliar toda nossa rede de distribuidores, integradores, e clientes.
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