MME DÁ NOVO PRAZO PARA ENVIO DE SUGESTÕES NA CONSULTA PÚBLICA DO PLANO DECENAL DE ENERGIA | Petronotícias




faixa - nao remover

MME DÁ NOVO PRAZO PARA ENVIO DE SUGESTÕES NA CONSULTA PÚBLICA DO PLANO DECENAL DE ENERGIA

Linha de TransmissãoO Ministério de Minas e Energia decidiu prorrogar novamente a consulta pública dos documentos relativos ao Plano Decenal de Expansão de Energia 2026 (PDE 2026). Desta vez, a pasta esticou o prazo para o dia 27 de agosto. “A nova prorrogação decorreu de diversas solicitações encaminhadas ao Ministério pela sociedade. O ato deverá ser publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 21 de agosto”, explicou o MME.

O PDE 2026 foi alvo de críticas de membros do setor elétrico, especialmente por não ter privilegiado a energia nuclear. O documento aponta um foco maior em usinas movidas a gás, contando com a produção deste insumo que virá do campo de Libra. No entanto, o que a indústria avalia é que os custos finais com o gás de Libra ainda não são conhecidos. Dessa forma, o entendimento do mercado é que a fonte nuclear seria uma alternativa mais segura e viável.

A Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), com o apoio da Fundação Getúlio Vargas e algumas instituições importantes, apontam a necessidade de se construir pelo menos 12 novas usinas nucleares até 2050, com objetivo de garantir o fornecimento de energia no Brasil de forma firme e segura.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of