MME LANÇA INICIATIVA VISANDO MUDANÇAS NO SETOR DE REFINO E DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
As mudanças no setor de óleo e gás e na própria Petrobrás estão fazendo o governo repensar o segmento de refino e distribuição de combustíveis. O Ministério de Minas e Energia lançou nesta segunda-feira (20) uma iniciativa chamada “Combustível Brasil”, que propõe ações e medidas para estimular investimentos e diversificar estes mercados.
O plano foi apresentado pelo ministro Fernando Coelho Filho (foto) durante evento em Recife (PE). “Nós precisamos repensar essa indústria, com os senhores do setor, com a Petrobrás, reavaliando sua participação em diversos segmentos”, afirmou.
O secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, também esteve no encontro e explicou os principais eixos do programa. Entre os pontos abordados, estão as mudanças no abastecimento de combustíveis frente ao novo papel da Petrobrás e também novos investimentos neste segmento. Além disso, segundo o secretário, a iniciativa também focará nas regras de acesso e desenvolvimento de infraestrutura de portos e terminais de abastecimento de combustíveis; e no estímulo à competitividade.
“Ao final de 2017, tenho certeza que o Brasil vai voltar a ser rota das grandes empresas do petróleo, tanto por questão de regras, de conteúdo local, quanto por questão de previsibilidade dos leilões de 2018, 2019”, apostou o ministro de Minas e Energia.
O cronograma do “Combustível Brasil” terá ainda, em março, a realização de workshops para debater as propostas com o setor privado e com técnicos do MME, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Após, será feita uma consulta pública e, por fim, as propostas serão apreciadas pelo Conselho Nacional e Política Energética (CNPE).
Deixe seu comentário