faixa - nao remover

MME SE REÚNE COM ROSNEFT PARA DISCUTIR PROJETO DE EXPLORAÇÃO DE GÁS NA BACIA DO SOLIMÕES

luiz eduardo barataA produção de gás natural no Brasil é hoje um dos principais projetos da Rosneft, que vem ampliando seus investimentos e mira um maior retorno financeiro ao longo dos próximos anos. Com esse foco, uma comitiva de executivos da empresa se reuniu nesta semana com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) para debater parcerias e projetos de interesse bilateral no país, entre os quais está a viabilização da exploração da Bacia do Solimões. O encontro também contou com a presença do vice-ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Aleksander Tsibulskiy.

Após a reunião, o governo brasileiro se comprometeu em estudar um projeto de produção elaborado pela empresa, que deverá ser discutido em novas reuniões ao longo dos próximos meses. A estatal russa avança hoje em seu programa exploratório e pretende perfurar ao menos sete novos poços na região até 2019, segundo comunicado recente. Operadora única de 16 blocos de petróleo e gás, a companhia busca firmar um acordo de desenvolvimento com o MME para ampliar o potencial econômico do ativo.

A comitiva brasileira foi liderada pelo secretário-executivo do MME, Luiz Eduardo Barata (foto), que contou com o acompanhamento dos secretários de Planejamento e Desenvolvimento Energético; de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis; e de Energia Elétrica do Ministério.

A Rosneft se tornou operadora de campos na Bacia do Solimões após acordo concluído em outubro com a PetroRio, que concedeu os ativos por US$ 55 milhões. A empresa brasileira, que à época funcionava como HRT, chegou a estimar em 4,5 milhões de m³ diários a produção dos blocos na região, que enfrenta, no entanto, dificuldades de monetização devido aos desafios para aproveitamento e transporte do gás extraído.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of