faixa - nao remover

MME VÊ NECESSIDADE DE DESENVOLVER PROJETOS DE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DA PRÓXIMA DÉCADA

Altino VenturaUm prognóstico do Ministério de Minas e Energia avalia que o Brasil vai necessitar de novas usinas nucleares a partir da próxima década. Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário de planejamento e desenvolvimento energético do MME, Altino Ventura (foto), o governo não planeja incluir projetos nucleares no próximo plano decenal 2013-2023, previsto para meados do ano, mas, no longo prazo, o país não deve fechar a porta para nenhuma fonte energética.

As nucleares serão necessárias, segundo o secretário do MME, porque em meados da próxima década, o Brasil sofrerá com o esgotamento de novas ofertas de geração hídrica. Por isso, precisará buscar o crescimento de geração térmica a carvão, gás e nuclear. O governo, que sempre destacou como positivo o fato do país ter mais de 80% da matriz energética de fontes renováveis, não vê mais o cenário como o ideal.

O secretário destacou que o Plano Nacional de Energia (PNE) no horizonte até 2050, também previsto para meados do ano, apresentará a necessidade de projetos nucleares. Diferentemente do plano decenal, que lista projetos que deverão ser colocados em prática, o PNE apresenta um direcionamento estratégico.

Para as empresas, há a expectativa de que haja uma mudança legal que permita que outras, além da Eletronuclear, operem mais de 50% das nucleares, o que hoje é proibido.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of