MODEC AVANÇA PARA NOVA ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO FPSO GATO DO MATO
A japonesa Modec segue avançando na construção do navio-plataforma (FPSO) que será instalado no campo Gato do Mato, operado pela Shell no pré-sal da Bacia de Santos. Após o início do corte de aço da embarcação, em junho, no estaleiro da Sumitomo Heavy Industries, em Yokosuka (Japão), a empresa realizou neste mês a cerimônia de corte de aço do bloco de popa da unidade no estaleiro COSCO Qidong, na China.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar a bem-sucedida cerimônia de corte de aço do bloco de popa do FPSO Gato do Mato. Este marco representa um avanço importante no projeto, com a construção do bloco de proa já em andamento na SHI, no Japão”, destacou a Modec. “Nossas parcerias com a Cosco e a Sumitomo Heavy Industries exemplificam o compromisso da Modec em colaborar com parceiros de confiança para entregar soluções de alta qualidade aos nossos clientes”, acrescentou.
O FPSO será instalado a cerca de 2 mil metros de profundidade, aproximadamente 200 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro, com capacidade para produzir até 120 mil barris de óleo por dia (bpd). O início da produção está previsto para 2029.
Localizado na Bacia de Santos, Gato do Mato é uma descoberta de gás com condensado no pré-sal, abrangendo dois blocos contíguos: o BM-S-54, sob regime de concessão firmado pela Shell em 2005, e o Sul de Gato do Mato, sob contrato de partilha da produção obtido em 2017. A decisão final de investimento no projeto foi anunciada em março.

publicada em 6 de outubro de 2025 às 15:00 




