MODEC COMEMORA UM ANO DO FPSO ANITA GARIBALDI PRODUZINDO PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS SOB O COMANDO DE UMA MULHER | Petronotícias




faixa - nao remover

MODEC COMEMORA UM ANO DO FPSO ANITA GARIBALDI PRODUZINDO PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS SOB O COMANDO DE UMA MULHER

FPSO Anita Garibaldi MV33A MODEC celebrou o primeiro aniversário de produção do primeiro óleo do FPSO Anita Garibaldi MV33. Desde o início da produção em agosto de 2023, a unidade tem desempenhado um papel importante na produção de petróleo na Bacia de Campos. O Anita Garibaldi  é uma plataforma estratégica para a Petrobrás, por ter uma concepção pioneira para a revitalização dos Campos de Marlim e Voador.  A unidade atingiu 100% de sua eficiência operacional já no segundo mês depois do primeiro óleo e é uma das responsáveis pelo crescimento na produção de petróleo do Brasil em 2024. Além do nome em homenagem à célebre brasileira que liderou uma revolução, o FPSO também carrega a força feminina no comando de suas operações. A engenheira Amanda Barbosa é a Gerente de Operações do FPSO e foi pioneira ao assumir esse importante cargo. “Sou apaixonada pela indústria de Óleo e Gás e tenho muito orgulho de ser a primeira mulher exercendo essa função aqui na MODEC no Brasil”, disse.

Acompanhando o projeto desde 2019, quando foi para Singapura participar do início da construção da embarcação, Amanda viu nessa oportunidade uma chance deamanda construir um futuro mais inclusivo: “É muito gratificante saber que estou quebrando barreiras e abrindo caminho para outras mulheres que desejam seguir carreiras em áreas historicamente ocupadas por homens. As mulheres da minha equipe se sentem suportadas entre elas, trocam experiências, compartilham suas angústias, dividem seus sonhos e aspirações de carreira”, contou. 

Ancorado a cerca de 150 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 670 metros, o FPSO tem uma capacidade de produção de até 150.000 barris de petróleo por dia e 280 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desde o início da sua operação, em agosto de 2023, já produziu 5.466.212 barris de óleo, 153.869 mil m3 de gás natural e 6.434.018 barris de óleo equivalente.

Com um peso total de mais de 40.000 toneladas, o topside é o maior que a empresa instalou até hoje. O FPSO também é o primeiro da MODEC a utilizar o conceito de tanque de separação, usando os tanques de óleo de carga do navio para lidar com grandes volumes de água produzida (até 270.000 barris por dia) no processo de separação de óleo/água.  O Anita Garibaldi é a 16ª embarcação FPSO/FSO que a MODEC entregou ao setor brasileiro de petróleo e gás. O FPSO opera sob o regime de contrato de afretamento de 25 anos para a Petrobras. Este é um dos mais longos charters da MODEC até hoje.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of