MODEC LANÇA PLANO DE NEGÓCIOS DE MÉDIO PRAZO, PRIORIZANDO OPORTUNIDADES EM DESCARBONIZAÇÃO DE PLATAFORMAS
A operadora japonesa Modec revelou nesta semana o seu novo plano de negócios de médio prazo, abrangendo o período de 2024 a 2026. O novo planejamento destaca a intenção da companhia de fortalecer ainda mais a rentabilidade do seu negócio principal de FPSOs, investir estrategicamente recursos para descarbonizar as plataformas, desenvolver novas oportunidades e reforçar a sua base empresarial, incluindo o seu capital humano.
Com a visão de “ser pioneiro num mundo onde o oceano e a humanidade coexistam em harmonia”, a Modec tem a missão de desbloquear o potencial do oceano, fornecendo “soluções flutuantes únicas para um futuro sustentável”. Para tal, a empresa japonesa formulou um plano de negócios a médio prazo, abrangendo os três anos até ao ano fiscal de 2026, que vem com o slogan “Explorar um Futuro Sustentável com Inovação”.
O plano é formulado com base na visão para os próximos dez anos, conhecida como “Visão 2034”, tendo em conta o ambiente de negócios que rodeia a empresa e a tendência global acelerada para a descarbonização. A empresa se concentrará na gestão da sustentabilidade.
“Contribuiremos para a sociedade, garantindo um fornecimento de energia estável e ao mesmo tempo reduzindo as emissões de dióxido de carbono em nosso negócio principal de operações FPSO. Além disso, contribuiremos para a realização de uma sociedade amiga do ambiente, promovendo a energia eólica offshore flutuante, as energias alternativas e os negócios digitais, alavancando as nossas soluções flutuantes e digitais exclusivas. Também trabalharemos para expandir o nosso capital humano e promover uma cultura corporativa que apoie estas iniciativas”, disse a companhia.
A Modec espera que os seus lucros durante o novo período do plano de negócios a médio prazo sejam fortemente apoiados por receitas de arrendamento estáveis provenientes dos cinco contratos de afretamento que entraram em operação durante o período anterior do plano de negócios a médio prazo, bem como receitas durante a construção dos dois grandes projetos para os quais foram recebidos pedidos no ano passado.
Atualmente, a Modec opera 18 FPSOs em todo o mundo, além de estar construindo outras quatro unidades. Para o Brasil, a empresa está construindo o FPSO do campo de Raia, que será operado pela Equinor, na Bacia de Campos; e o FPSO do campo de Bacalhau, também da Equinor, na Bacia de Santos. As duas unidades devem entrar em operação em 2027 e 2024, respectivamente.
Meu sonho é trabalhar em uma empresa como essa!