MONTAGEM DA CENTRAL NUCLEAR DE AKKYUY NA TURQUIA GANHA NOVO IMPULSO CUMPRINDO SUA META
Nesta matéria, você poderá ver em fotos a evolução da construção do complexo nuclear na Turquia, formando a Central Nuclear de Akkuyu, que terá quatro reatores. A seção em forma de anel é composta por 12 blocos de concreto armado, pesa 396 toneladas e mede 6,5 metros de altura. Os blocos foram a primeira parte soldada em uma estrutura de anel pesando cerca de 115 toneladas antes de consoles especiais serem soldados e um trilho circular instalado para o guindaste circular suspenso para o edifício do reator. Foi então movido por guindaste sobre esteiras para o local para a instalação.
O CEO da Akkuyu Nuclear, Sergei Butckikh, explicou que a instalação dos consoles aos quais o trilho do guindaste polar é fixado geralmente é realizada, após a instalação do nível. “Com a visão de otimizar os prazos de futuras obras de construção e instalação, decidimos montar os consoles quando o nível ainda estava no solo e, então, montar a estrutura já montada na posição de projeto. Especialistas russos e turcos – instaladores, operadores de guindaste, – mais uma vez demonstraram o mais alto nível de habilidade profissional e instalaram com sucesso uma estrutura de várias toneladas”, disse.
Akkuyu, na província de Mersin, no sul, é a primeira usina nuclear da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200, sob um modelo chamado BOO (build-own-operate). De acordo com os termos do Acordo Intergovernamental de 2010 entre a Federação Russa e a República da Turquia, o comissionamento da primeira unidade de energia da usina nuclear deve ocorrer dentro de sete anos a partir do recebimento de todas as licenças para a construção da unidade.
A licença para a construção da primeira unidade foi emitida em 2018, quando começou a construção. O combustível nuclear foi entregue ao local em abril de 2023. A Agência Reguladora Nuclear da Turquia emitiu permissão para a primeira unidade ser comissionada em dezembro, e em fevereiro foi anunciado que o compartimento do reator havia sido preparado para montagem controlada do reator – e o estator do gerador também havia sido instalado em sua posição de pré-projeto.
O objetivo é que a unidade 1 comece a abastecer o sistema energético da Turquia em 2025. Quando a central nuclear de 4.800 MWe estiver concluída, espera-se que ela atenda cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia, com a meta de que todas as quatro unidades estejam operacionais até o final de 2028.
Deixe seu comentário