MONTERREY MUDA SEU FOCO PARA SEGMENTO FOTOVOLTAICO E PROJETA GRANDE CRESCIMENTO PARA 2021

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

monterrey2A empresa Monterrey Construtora está vivendo um momento de transformação e de perspectivas positivas. A companhia é conhecida no mercado por atuar no gerenciamento e execução de ampliações e construções de subestações de energia. Contudo, de olho nas novas oportunidades do mercado de geração fotovoltaica, a empresa passa a focar nesse setor e já prevê um grande crescimento em seu faturamento para o próximo ano. “Projetamos um crescimento de 300% em nosso faturamento para 2021 em função das usinas fotovoltaicas”, afirmou o presidente da Monterrey, Paulo Magalhães. “Apesar de nossa expertise na montagem de subestações (até 750 KV), as usinas fotovoltaicas têm menor complexidade e um volume de negócios bem mais atraente”, acrescentou o executivo. Fruto desse foco em geração solar, a Monterrey fechou recentemente um contrato para a implantação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 4,9 megawatts em um grande hospital do Paraná.

Gostaria de começar nossa entrevista perguntando sobre o mais recente projeto da empresa. Poderia detalhar como está a implantação da usina no hospital e as principais características do projeto.

O novo projeto da usina fotovoltaica ainda está na fase de elaboração do projeto executivo. Trata-se de uma usina de 4,9MWp a ser implantada em Cidade Gaúcha, município localizado no noroeste do Paraná. A conexão com a subestação da Copel dar-se-á através de uma rede de 34,5 KV.

Como está a prospecção de novos negócios da empresa dentro do mercado de geração distribuída de energia solar?

WhatsApp Image 2020-10-28 at 18.15.38O desenvolvimento de novos negócios no segmento fotovoltaico está com perspectivas excelentes. Grupos de clientes de setores com alta demanda no grupo B – tais como farmácias, clínicas, lojas varejistas e postos de gasolina – têm nos consultado sobre a possibilidade de aproveitar a oportunidade de reduzir os gastos com energia elétrica.

Mesmo consumidores do grupo A têm viabilidade atraente para adentrar neste mercado. Diversas indústrias estão nos solicitando estudo sobre a compensação de energia utilizada em suas plantas com a geração em usina fotovoltaica. Por outro lado, tendo em vista a lucratividade, investidores têm voltado o foco para este novo nicho onde, por exemplo, com uma cooperativa pode-se comercializar a energia gerada.

Isto posto, percebe-se que a atividade é atrativa tanto para quem consome energia e precisa minimizar custos, bem como para investidores que querem aplicar bem o seu capital. Por tratar-se de planta com rápido prazo de implantação, o segmento oferece um plus de atratividade.

Os negócios envolvendo a construção de plantas solares tendem a crescer em importância dentro da Monterrey nos próximos anos?

A implantação de novas usinas fotovoltaicas passa a ser o carro chefe na Monterrey. Acreditamos que devemos focar apenas neste segmento futuramente. Apesar de nossa expertise na montagem de subestações (até 750 KV), as usinas fotovoltaicas têm menor complexidade e um volume de negócios bem mais atraente.

Gostaria que falasse também da carteira atual de clientes. Quais são os principais projetos em andamento para essas empresas?

WhatsApp Image 2020-10-28 at 18.15.15 (1)Acabamos de entregar diversas subestações, tais como: Tijuco Preto, Ibiúna, Itaberá, Serra da Mesa, Viana, entre outras para Furnas; Joinville e Desterro para Eletrosul; e mais de 10 subestações para Copel. Atualmente, estamos trabalhando na SE Marimbondo para Furnas; em Siderópolis para Eletrosul; em Guaraituba, Boqueirão, Afonso Pena, Palmas, Santa Helena , Marechal Cândido Rondon e Foz do Areia para Copel.

Queria ouvir sua leitura sobre a resolução normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que muda as regras de compensação da geração distribuída. Quais seriam os impactos no setor ao seu ver?

A expectativa de alteração da Resolução 482 é fonte de preocupação, porquanto existe pressão das concessionárias para tanto. Entretanto, o presidente Bolsonaro afirma que não vai taxar o sol. Particularmente, acho inoportuno alterar no momento a compensação existente. A redução da compensação, com certeza, trará impactos nos investimentos nesta área.

Quais são as previsões de crescimento da empresa para este ano e para o próximo? E qual será a estratégia para alcançar esses números?

Projetamos um crescimento de 300% em nosso faturamento para 2021 em função das usinas fotovoltaicas. A estratégia já está sendo montada, com a apresentação da viabilidade e rapidez até o amadurecimento dos empreendimentos e as parcerias estabelecidas com fornecedores. A migração da área de subestações para as fotovoltaicas também integra as ações previstas.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Maria Webster Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Maria Webster
Visitante
Maria Webster

Have you heard of the Edubirdi scam ? If that’s not true, I’ve booked a job in it and I’ve been totally happy with it! They are real professionals, from now on I will always turn to them!!