MINISTRO MOREIRA FRANCO VISITARÁ CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS
Amanhã (29), a Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ) receberá a visita do ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, como parte dos esforços para tentar retomar as obras da usina de Angra 3, paradas desde 2015. O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e o diretor de Operação e Comercialização, João Carlos da Cunha Bastos, abrirão a visita com apresentações sobre o panorama da energia nuclear no Brasil e no mundo; o desempenho de Angra 1 e 2; e a situação atual de Angra 3.
Recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou um grupo de trabalho para discutir o contrato de venda da energia que será produzida por Angra 3. Como o valor atual está defasado, o equilíbrio econômico-financeiro da usina fica comprometido, impossibilitando a retomada das obras. O grupo conta com a participação de vários ministérios e inclui também a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Eletrobras.
A Eletronuclear espera a revisão do valor da tarifa para poder renegociar os financiamentos existentes junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal. Resolvida essa questão, a expectativa é escolher um parceiro privado minoritário que aporte os investimentos necessários para conclusão de Angra 3.
A ida de Moreira Franco à central nuclear incluirá visitas à Angra 2, onde o ministro vai conhecer a sala de controle e o prédio da turbina da unidade. Ele também visitará o canteiro de obras de Angra 3 e um dos almoxarifados onde estão armazenados equipamentos da unidade em construção.
Essa obra está paralisada desde 2005 ou 2015?
[…] CNPE criou o grupo de trabalho para discutir o contrato de venda da energia que será produzida por … […]