MORRE SÉRGIO LEITE DE ANDRADE, EX-PRESIDENTE DA USIMINAS
O ex-presidente da Usiminas, Sérgio Leite de Andrade (foto), morreu nesta segunda-feira (14), em Belo Horizonte (MG). A causa da morte não foi divulgada. Antes de seu falecimento, ele atuava como vice-presidente de Assuntos Estratégicos da siderúrgica e também ocupava uma cadeira no Conselho de Administração.
Nascido em Belo Horizonte, Andrade fez carreira na Usiminas, onde trabalhava desde 1976. Foi presidente da companhia entre 2016 e 2022, além de ter presidido o Conselho de Administração entre 2022 e 2023. Em quase meio século de atuação profissional, dedicou-se integralmente ao desenvolvimento da indústria brasileira do aço.
Sérgio era graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também presidia o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).
No Instituto Aço Brasil, entidade que reúne as siderúrgicas em operação no país, Sérgio tornou-se membro do Conselho Diretor em 2009. Foi vice-presidente nos períodos de 2016–2018 e 2022–2024. Desde agosto de 2024, exercia seu segundo mandato como presidente do Conselho, cargo que também ocupou entre 2018 e 2020.
“Sérgio era uma pessoa admirável e inspiradora, querido por todos com quem trabalhou. Trata-se de uma perda irreparável, não só de um grande amigo para mim, com quem aprendi muito, mas principalmente de um grande líder para o Brasil, pois ele lutou incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso setor e pela competitividade da indústria brasileira”, declarou Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.
Já o atual presidente da Usiminas, Marcelo Chara, afirmou que Leite deixa “um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais”. Ele também agradeceu imensamente por todo o conhecimento adquirido com o colega e amigo de profissão. Os dois trabalhavam juntos desde 2012.
Deixe seu comentário