MORRE UM DOS MAIS IMPORTANTES ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS EM ENERGIA NUCLEAR DO BRASIL
Morreu na noite deste sábado (22) um dos maiores e mais importantes engenheiros do país: Arcy Motta de Paiva, que participou de grandes obras no setor elétrico nacional, como a construção das primeiras usinas nucleares e da usina hidrelétrica de Itaipu, entre outras grandes realizações da engenharia brasileira. Arcy, 74 anos, lutava contra um câncer e deixa esposa, quatro filhos e três netos.
O início de sua carreira foi na General Electric do Brasil, onde começou ainda como estagiário. Teve um rápido crescimento profissional, transferindo-se depois para a EBE – Empresa Brasileira de Engenharia –, que na década de 90 foi adquirida pelo Grupo MPE. Arcy era diretor da Companhia e um profundo conhecedor da geração de energia através da fonte nuclear. Ele estava liderando a EBE no processo inicial de preparação da montagem do pacote nuclear da Usina Nuclear de Angra 3, em parceria com as empresas Queiroz Galvão e Techint. O seu sepultamento será neste domingo (23), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, às 18:30 hs, com o velório começando às 14 horas.
Quando recebi a notícia, fiquei muito triste.
Quando comecei a trabalhar na EBE,
ele era o Gerente Geral da obra da Usina Nuclear Angra I, e depois em outros empreendimentos também tive a oportunidade de trabalhar no ele o qual sempre admirei por seu notável saber, lisura profissional e de sua capacidade em transmitir a experiência e lições aprendidas.
Sou filha da irmã gêmea do Arcy e fiquei sabendo do seu falecimento em três de abril,qndo. minha irmã faleceu e a família se reuniu em Maricá, onde moramos.Ela se foi sem saber que ele a estaria esperando no mundo espiritual.Eles eram como irmãos, já que compartilharam a mesma residência durante anos na juventude,no R.de Janeiro.