faixa - nao remover

MORREU O CRIADOR DA TÉCNICA DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO

Morreu na sexta-feira (26) o criador da técnica de fraturamento hidráulico, George Mitchell (foto), em função de causas naturais. O bilionário é considerado pela indústria de óleo e gás como o responsável pelos primeiros passos da revolução gerada com a exploração comercial de recursos não convencionais, como o gás de xisto.

A técnica de fraturamento hidráulico, também conhecida como Fracking, foi utilizada pela primeira vez numa área no norte do Texas, chamada Xistos de Barnett. Em 2002, o executivo vendeu sua companhia, Mitchell Energy & Development, para a Devon Energy, por US$ 3,5 bilhões.

A técnica é vista pela indústria de petróleo americana como o primeiro passo de uma revolução, cujas consequências incluem o gás como um fator determinante na matriz energética do país. Apesar do alarde gerado com a exploração, muitos protestos já foram realizados, incluindo filmes, contra os efeitos apontados por ambientalistas. De acordo com alguns deles, o fraturamento hidráulico pode gerar a contaminação do lençol freático, entre outros problemas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of