MOVIMENTO PRÓ-ETANOL REIVINDICARÁ MEDIDAS GOVERNAMENTAIS DE APOIO AO SETOR | Petronotícias




faixa - nao remover

MOVIMENTO PRÓ-ETANOL REIVINDICARÁ MEDIDAS GOVERNAMENTAIS DE APOIO AO SETOR

arnaldo-jardimCom o objetivo de chamar a atenção para a importância de toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético para o país, o Movimento Pró-etanol vai promover uma série de iniciativas para exigir medidas que resgatem o setor da crise em que se encontra desde 2008, que tem provocado o fechamento de usinas e desemprego em várias regiões do país. Está programado para o dia 28 de maio um evento na Câmara dos Deputados, em que serão apresentados estudos científicos sobre “mudança de clima”, “saúde pública” e “economia do setor”.

O Movimento Pró-etanol reúne produtores rurais, sindicalistas, empresários e políticos, vai promover uma série de iniciativas nos próximos dias e conta com o apoio da Frente Parlamentar pela Valorização do setor Sucroenergético. O movimento iniciou  sua campanha no início de maio reunindo mais de 3.500 pessoas em manifestações nas cidades de Jaú e Piracicaba, no interior de São Paulo.

Segundo o deputado Arnaldo Jardim (foto), um dos líderes da frente, mais de 40 usinas já foram fechadas e a estimativa é que outras 12 usinas encerrem suas atividades até o fim do ano. “A situação é tão grave que empresas de bens de capital voltadas para o setor registram, desde 2010, queda de 50% no faturamento, com perda de mais de 50 mil postos de trabalho, além de vários municípios canavieiros estarem enfrentando queda acentuada de arrecadação, causando forte deterioração no comércio e serviços, com impacto crescente na saúde pública”, alertou.

Dentre as principais reivindicações do movimento estão o Diferencial Tributário, que propõe a valorização do etanol em detrimento da gasolina; o aumento da presença do biocombustível na mistura da gasolina de 25% para 27,5%; o incentivo à cogeração de energia por meio da biomassa do bagaço e da palha de cana, com leilão e preços diferenciados das demais modalidades de cogeração existentes; e o incentivo à inovação tecnológica dos motores movidos a etanol.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of