NOVO REBOCADOR DA WILSON SONS DÁ MAIS SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NAS OPERAÇÕES DOS PORTOS DO MARANHÃO
O novo rebocador da Wilson Sons – WS Orion – foi entregue para operação e junta-se ao WS Centaurus no apoio às operações de atracação e desatracação de navios, em São Luís (MA), atendendo os terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar. A primeira operação ocorreu no terminal de Ponta da Madeira, na manobra de atracação de um navio de grande porte usado para exportação de minério de ferro. O WS Orion tem capacidade para apoiar grandes navios que transportam até 400 mil toneladas de carga e foi construído no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP). Com ele, a empresa chega à marca de 150 embarcações construídas em estaleiro próprio. O novo rebocador tem equipamento de combate a incêndio certificado que possui vazão de 2.400m³ de água por hora. O design é da Damen Shipyards e a embarcação possui 25 metros de comprimento com 13 metros de boca (largura). Ela opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias, quanto em rebocagem oceânica. A tração exercida no cabo de manobra é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador um dos dois mais potentes em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus.
Marcio Castro, diretor-executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, explica que a demanda por rebocadores potentes vem crescendo nos portos de todo o Brasil, em razão dos navios de grande porte que chegam a terminais como o de Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro, assim como dos grandes conteineiros de 360 metros que se preparam para operar em águas brasileiras. “A entrega do WS Orion reafirma o pioneirismo da Wilson Sons no mercado brasileiro, que utiliza projetos modernos e alinhados às agendas de sustentabilidade e inovação na construção de suas embarcações”, declarou.
O Grupo Wilson Sons participa da operação de mais de 50% de todos os navios que atracam nos portos brasileiros. Além disso, a indústria de óleo e gás continua sendo atendida pelas unidades de negócio Rebocadores e Agenciamento Marítimo na movimentação de plataformas e demais embarcações desse setor. Atualmente, a frota da Wilson Sons conta com 80 rebocadores, que atuam ao longo de toda a costa brasileira. Há mais de uma década, todas as embarcações são monitoradas remotamente 24/7 por meio da Central de Operações de Rebocadores (“COR”), localizada em Santos (SP), proporcionando maior segurança e eficiência às operações.
Deixe seu comentário