faixa - nao remover

MP DENUNCIA CHEVRON E TRANSOCEAN POR VAZAMENTO NO CAMPO DE FRADE

O Ministério Público Federal oficializou hoje sua denúncia contra a Chevron e a Transocean, concessionária e operadora, respectivamente, do campo de Frade, que tem sido palco nos últimos meses de um dos maiores desastres ecológicos do Brasil. A denúncia envolve onze funcionários da Chevron, cinco da Transocean e um da Contecom, empresa contratada para armazenamento de óleo.

Os envolvidos foram denunciados sob acusação de omissão de fatos que levaram ao vazamento de 2.400 barris de petróleo na Bacia de Campos, dificultando a apuração das causas do acidente.

O presidente da Chevron no Brasil, George Raymond Buck III, também foi um dos indiciados. De acordo com a denúncia, o presidente afirmou que a empresa subestimou a pressão do reservatório e superestimou a resistência do poço, mesmo após ter feito quase 20 outras perfurações no mesmo local.

Segundo o procurador Eduardo Santos de Oliveira, o presidente e mais três funcionários da Chevron irão responder por dificultar a fiscalização do Poder Público, não cumprimento da obrigação de interesse ambiental, apresentação de plano emergencial enganoso e falsidade ideológica. A última acusação se deve à suspeita da Procuradoria de que documentos apresentados a autoridades públicas tenham sido alterados pelos indiciados.

O Ministério Público pediu, ainda, o sequestro de todos os bens dos indiciados, assim como o estabelecimento de fiança de R$ 1 milhão para cada pessoa e R$ 10 milhões para cada empresa envolvida. Se condenados, o valor da fiança dos denunciados será usado para o pagamento de indenização, multas e custas do processo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of