MPE ENGENHARIA ENTREGA OBRAS DE EXPANSÃO E MODERNIZAÇÃO DO METRÔ DA CIDADE DE SALVADOR
O Metrô de Salvador, na Bahia, está de cara nova. Nova e moderna. A MPE Engenharia entregou a obra de expansão do Tramo II, que projeto consiste na implantação de mais duas estações: Pirajá e Águas Claras. Agora, nove estações na Linha 1 e 12 na linha 2. Foi implantado também em torno de 5 km de via permanente, 3,5 km entre Águas Claras e Pirajá e mais 1,5 km entre Pirajá e Campinas, uma estação já existente. Com isto, o Metrô de Salvador passa a ter 38 Km de extensão com a Linha 1 e 2. Além disto foi implantado o Terminal de Ônibus de Águas Claras, o maior Terminal de integração de ônibus de todo os sistema. A obra é muito importante para o sistema de transportes de Salvador porque irá integrar a Nova Rodoviária, que está sendo construída ao lado da Estação Águas Claras, com o Metrô. A consequência será o desafogo do trânsito da Avenida Paralela, facilitando o acesso da população ao transporte público em toda região. Para Rômulo Souto(foto principal) , da MPE Engenharia, responsável pela obra, o resultado deste projeto trará muitas vantagens para a cidade de Salvador: “ Sem dúvidas. Foi um trabalho cuidadoso em que
procuramos olhar todos os detalhes para que o resultado pudesse atender à nossa contratante, a CTB, Companhia de Transporte da Bahia, que vai proporcionar à população de Salvador um transporte de qualidade e com muita segurança.”
Souto disse ainda que a MPE Engenharia forneceu e instalou onze sistemas de Telecomunicação, Transmissão Óptica, Cabeamento estruturado, Comunicação Fixa, multimidia, Controle de Arrecadação de Passageiros, Comunicação Móvel, Monitorização Eletrônica, Aquisição de Dados, transmissão digital, Wifi usuários e mobiliários: “ Isso foi muito importante porque esses sistemas foram todos interligados aos sistemas já existentes com uma atualização e modernização, sem que ocorre qualquer interrupção na operação do Metrô. Além disto instalamos mais de 8 km de eletrocalhas, num sistema inovador para evitar o roubo de cabos, desenvolvido junto com o departamento técnico da CTB. Aliás, é bom dizer que foi parceria com o todo corpo técnico da CTB, com a diretor de Obras, Eracy Maciel(foto a esquerda), e da Presidente Ana Claudia Nascimento(foto a direita acima). Sem a participação destes o projeto não teria tanto sucesso.”
A Presidente da MPE Engenharia, Maria Valle (foto a direita abaixo) falou sobre a importância desta obra para a companhia: “ Ficamos muito gratos à CTB que nos confiou este desafio imenso, uma obra de grandiosidade que pode ser atestada pelas quantidades de materiais e equipamentos que foram instalados por nossas equipes. Feliz com os resultados, sabendo que a população que usufrui do Metrô ou do terminal de ônibus poderá usar transporte com segurança. Nas estações terminais, o sistema de wifi implantado, a internet funcionando a pleno, darão mais conforto à quem espera o trem ou o ônibus. É uma comodidade, um conforto proporcionado pelo nosso cliente aos usuários. Temos uma longa parceria com a Bahia e com os baianos. E a MPE Engenharia quer manter isto. Manter esta relação em alta.”
O sistema de câmeras também foi atualizado, com a instalação de software moderno e um novo sistema de multimidia com um software especifico desenvolvido, um sistema de aquisição de dados (sistema supervisório) que controla localmente e via Centro de Comando – CCO. Veja agora a lista de materiais que foram utilizados nesta obra:
– 18.800 metros de cabo de fibra óptica ao longo do trecho de vias e nas estações;
– 24.500 metros de cabeamento estruturado (cabo de rede);
– 37 Telefones IP´s
– 359 caixas de som/cornetas
– 37 bloqueios eletrônico, tipo tripé (catracas)
– 20 ATMs – terminais de recarga e venda de bilhetes
– 2 torres metálicas de 30 metros com Estação Rádio base
– 251 câmeras IPs.
Deixe seu comentário