MPX CERTIFICA RESERVA GIGANTE DE CARVÃO PCI EM MINA NA COLÔMBIA
A empresa MPX, subsidiária do setor de energia do Grupo EBX, comandado pelo empresário Eike Batista, anunciou na última segunda-feira (14), que foram certificadas mais de 5 bilhões de toneladas de carvão mineral de alta qualidade na mina subterrânea de San Juan, que fica na região de La Guarija, na Colômbia. Segundo o presidente da MPX, Eduardo Karrer, a certificação garante uma produção anual de 25 milhões de toneladas por 20 anos, dos quais mais de 90% é considerado minério de altíssima qualidade.
O projeto de mineração, que incluirá um sistema dedicado de logística, será administrado pela MPX, que formará uma nova empresa para a operação, a CCX Carvão da Colômbia S.A, que já nascerá capitalizada por US$ 490 milhões. Segundo o presidente da CCX, Leonardo Moretzsohn, a certificação da mina de San Juan torna a mina uma das cinco maiores reservas de carvão mineral no mundo, e transforma a MPX em um grande player internacional neste mercado.
Outro fator importante da descoberta é o fato do poder calorífico do carvão encontrado, que é do tipo PCI, ser superior a 6.200 kcal/kg, possibilitando sua negociação com prêmio de 30% sobre o preço médio do carvão tradicional. A previsão é que em seu auge a produção da mina deva superar os 28 milhões de toneladas anuais, o que irá requerer um investimento total de US$ 5,5 bilhões, que incluem a construção de um porto e ferrovia de 150 quilômetros de extensão.
O projeto de mineração integrado está em fase de licenciamento ambiental, e deve ter sua construção iniciada no próximo ano. Já o início da produção da mina subterrânea está previsto para o início de 2017. Além deste grande projeto, a CCX desenvolverá duas minas a céu aberto, que devem produzir em conjunto até 5 milhões de toneladas por ano, e dará continuidade a seus projetos de perfuração em áreas próximas a San Juan tendo em vista futuras expansões do empreendimento.
Deixe seu comentário