MUNICÍPIO PARANAENSE PROÍBE USO DO FRATURAMENTO HIDRÁULICO PARA EXPLORAÇÃO DE ÓLEO E GÁS
A campanha contra as técnicas de faturamento hidráulico, conhecidas como Fracking, está crescendo em pequenas cidades brasileiras e levou mais um município a proibir a atividade durante a exploração de óleo e gás. Desta vez a medida foi tomada pela cidade de São Manoel do Paraná, após aprovação de lei voltada ao banimento da exploração do gás não convencional.
As duas votações aconteceram no início desta semana e contaram com a unanimidade dos votos pela proibição, aprovada em apenas 24 horas de avaliação em plenário da Câmara municipal de São Manoel do Paraná.
A cidade, de pouco mais de 2 mil habitantes, fica a 570 km de Curitiba, e se junta assim a outros pequenos municípios do país que tomaram a mesma posição, influenciada em parte pela campanha Não Fracking Brasil, promovida pela organização 350.org.
Assim as desinformações e proibições são espalhadas no Brasil. Pior o assunto fraturamento é criminalizado sem ao menos ser usado nos municípios de Paraná, que pouco contribuem para a produçáo nacional de petróleo. Fraturar reservatórios de petróleo para aumentar a sua produtividade por poço é uma atividade feita pelas empresas petrolíferas desde seus primórdios, sem que um significativo dano ambiental seja registrado. Os reservatórios mais fraturados no mundo eram os arenitos antes do advento do shale gás ou folhelhos, erroneamente conhecidos no Brasil como xistos betuminososs, já produtores há muito no Brasil, antes da explosão dos shales. Na Bahia os… Read more »