NASA SELECIONOU TRÊS PROJETOS DE GERAÇÃO NUCLEAR PARA FICAR INSTALADO PELO MENOS DEZ ANOS NA LUA

LUAA agência espacial norte-americana (NASA) selecionou três conceitos de design para um sistema de energia nuclear de 40KW projetado para durar pelo menos 10 anos no ambiente lunar para ajudar a “estabelecer as bases para alimentar nossa presença humana de longo prazo em outros mundos”. Os contratos, avaliados em cerca de US$ 5 milhões, foram concedidos através do Laboratório Nacional de Idaho do Departamento de Energia dos EUA (DOE) . Os vencedores foram:

  1. Lockheed Martin de Bethesda, Maryland – A empresa fará parceria com BWXT e Creare.
  2. Westinghouse de Cranberry Township, Pensilvânia – A empresa fará parceria com a Aerojet Rocketdyne.
  3. IX de Houston, Texas, uma joint venture da Intuitive Machines e da X-Energy – A empresa fará parceria com Maxar e Boeing.

Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologia Espacial da NASA, disse que  “Novas tecnologias impulsionam nossa exploração danasa Lua, Marte e além. Desenvolver esses projetos iniciais nos ajudará a estabelecer as bases para fortalecer nossa presença humana de longo prazo em outros mundos.” Os sistemas de energia nuclear de fissão são vistos como confiáveis e podem fornecer energia sempre ativa sob uma variedade de condições ambientais e sem depender da luz solar.

A NASA diz que espera que os prêmios da Fase 1 de 12 meses,  sob o guarda-chuva de seu programa Artemis,  forneçam informações importantes para um “desenvolvimento conjunto de um sistema de energia de fissão certificado para vôo completo. As tecnologias de energia de superfície de fissão também ajudarão a NASA a amadurecer sistemas de propulsão nuclear que dependem de reatores para gerar energia”. A tecnologia pode ser usada no futuro para missões no espaço profundo, bem como missões de longa duração para a Lua e Marte.

nasa 1A missão Artemis, diz a NASA, “aterrará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua, usando tecnologias inovadoras para explorar mais da superfície lunar do que nunca. Colaboraremos com parceiros comerciais e internacionais e estabeleceremos o primeiro Presença a longo prazo na Lua. Então, usaremos o que aprendemos dentro e ao redor da Lua para dar o próximo salto gigante: enviar os primeiros astronautas a Marte.”

Existem vários projetos em andamento focados no uso da energia nuclear para facilitar missões de longo prazo para a Lua. Assim como a China e a Rússia, a Euratom da Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia estão financiando pesquisas sobre sistemas dinâmicos de energia de radioisótopos alimentados por plutônio-238 para aplicações espaciais, dizendo esta semana que poderia ajudar a alimentar uma base lunar proposta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of