Naturgy
faixa - nao remover

NATURGY DESCATA O POTENCIAL DO GÁS NATURAL PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA COM A AMPLIAÇÃO DE CORREDORES SUSTENTÁVEIS

handler (12)A distribuidora Naturgy avalia que o gás natural terá uma grande contribuição para a transição energética e o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro. Durante evento promovido pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), a diretora comercial da empresa, Giselia Sereli, apresentou os avanços no processo de descarbonização, com foco em um novo projeto: a expansão dos Corredores Sustentáveis.

A descarbonização é um processo que já vem ocorrendo há anos, com a substituição dos combustíveis com maior emissão de CO2, como óleo combustível, diesel e GLP nas indústrias pelo gás natural. E o nosso estado também é protagonista na adoção do uso GNV, com 20% da frota de veículos leves do Rio de Janeiro abastecidas pelo combustível. Hoje já distribuímos mais de três milhões de m³ de GNV por dia no Rio”, afirmou Giselia.

handler (13)Segundo ela, o plano agora é estender esse uso ao transporte de carga e à mobilidade urbana, com foco nos veículos pesados. “O primeiro corredor sustentável do país foi no Rio de Janeiro, pois o estado já tinha infraestrutura de rede de gás preparada para suportar o projeto. A ampliação viabilizará 16 novos corredores sustentáveis nas principais rodovias que ligam o Rio aos demais estados do Sudeste que fazem fronteira: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o que dará autonomia de abastecimento para que os veículos pesados movidos a GNV circulem tranquilamente nestas rotas. Nos próximos dois anos, vamos investir quase R$ 700 milhões em infraestrutura no interior do estado e parte deste valor será voltado para a ampliação dos corredores sustentáveis“, explicou.

A executiva também lembrou dos investimentos feitos pela companhia ao longo de sua concessão no estado. “No período, triplicamos a rede de gás, ampliando de 2 mil km para mais 6 mil km de rede e passamos de um município atendido para 43. O número de clientes abastecidos a gás natural saiu de cerca de 500 mil para 1,1 milhão. Modernizamos toda a infraestrutura de rede, que no futuro também poderá ser utilizada para o biometano, quando a produção estiver amadurecida e ganhar escala. Hoje, são distribuídos quase 7 milhões de m³ por dia“, afirmou Giselia, acrescentando que a Naturgy continuará investindo para expandir a malha e a capacidade de distribuição.

O encontro teve moderação de Hugo Aguiar (Seenemar) e contou também com Carolina Oliveira (Seenemar), Marcelo Mendonça (Abegás) e Beyza Ozdemir (Karpowership).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of