NAVAL CONGRESS IRÁ DISCUTIR SOLUÇÕES PARA OS GARGALOS DA INDÚSTRIA NAVAL NO BRASIL
Nos dias 6 e 7 de março, irá ocorrer a primeira edição do Naval Congress, congresso dos mesmos organizadores do Naval Shore, que irá discutir soluções para os gargalos do setor da indústria naval no Brasil. O evento, que acontecerá no Trans Prime Barra, conta com participações que vão desde empresas que participam ou tem interesse no setor, até universidades desenvolvedoras de tecnologia. O congresso será uma ótima oportunidade para a troca de experiências entre instituições. Para entender melhor a estrutura do evento e de que formas ele poderá contribuir para indústria naval, o repórter André Dutra conversou com Samantha Scafi, organizadora no Naval Congress.
Qual o foco do Naval Congress?
O foco do evento é juntar os agentes participantes no mercado naval brasileiro para que se possa discutir soluções, tanto tecnológicas como financeiras e operacionais, para os gargalos do setor no Brasil. Será um evento em que haverá troca de experiências e conversas sobre os assuntos que estão em pauta na indústria, e também assuntos como aumento da competitividade e investimentos.
Como será a estrutura do congresso?
O congresso será divido em duas partes. Uma mais focada em investimentos, que terá discussões sobre o plano de investimentos 2011 – 2015 da Petrobrás, questões de conteúdo local e também de demanda. Serão discutidos financeiramente os projetos que possam ajudar a diminuir os gargalos da indústria. Essa parte do congresso terá presença inclusive do BNDES, que apoia o desenvolvimento da cadeia de fornecimento de óleo e gás.
E a parte de estudos de caso?
Os estudos de caso servirão como exemplo para as situações que devem ser resolvidas para o desenvolvimento da indústria naval brasileira. Entre os casos que serão analisados estão o do estaleiro da ilha, o do pólo naval de Itajaí – Navegantes, o estaleiro do tietê, enfim, todos os casos relacionados a demandas a serem atendidas, e como podem ser supridas, além de outras soluções no processo de produção de embarcações.
Quais são os principais gargalos que serão discutidos?
A questão do atendimento de demanda é muito forte. A produção de embarcações no Brasil, ainda mais agora com a regulamentação de conteúdo nacional da ANP, precisa aumentar muito sua produção para suprir. Iremos discutir algumas estratégias, como por exemplo o uso de carreira na produção de embarcações, e também a própria questão dos novos estaleiros, para aumentar a capacidade de produção no Brasil.
Deixe seu comentário