NAVIO NUCLEAR QUEBRA GELOS DE UMA SUBSIDIÁRIA DA ROSATOM INICIA UMA NOVA LINHA LIGANDO A RÚSSIA E A CHINA PELO MAR DO NORTE
A Sede de Operações Marítimas da GlavSevmorput (uma empresa da Rosatom) fornecerá informações e suporte à navegação e garantirá a disponibilidade de quebra-gelos movidos a energia nuclear como parte do novo serviço de transporte de contêineres regularmente ao longo da Rota do Mar do Norte (NSR) entre a China e a Rússia. O navio porta-contêineres NEWNEW POLAR BEAR já partiu de São Petersburgo para sua primeira viagem. A nova linha é um projeto conjunto internacional Hainan Yangpu Newnew Shipping Co e do agente de carga Torgmoll. O porta-contêineres NEWNEW POLAR BEAR, reforçado com gelo tem capacidade para 1600 contêineres padrão de 20 pés. A bordo do navio estão produtos de exportação de fabricantes russos, principalmente empresas de processamento de madeira do Noroeste. O navio porta-contêineres percorrerá a Rota do Mar do Norte. Dependendo das condições do gelo, o tempo de trânsito estimado é de cerca de 28 dias. Esta rota é uma vez e meia mais rápida que a rota pelo Canal de Suez, que leva de 45 a 50 dias. Na China, o navio fará escalas nos portos de Qingdao e Tianjin, com destino final a Xangai.
Vladimir Panov(foto), Representante Especial da Rosatom para o Desenvolvimento do Ártico explicou que “Esta linha será usada durante a temporada de navegação verão-outono para conectar nossos portos do norte com os portos da China. Durante a navegação verão-outono, as condições de águas abertas e gelo leve da Rota do Mar do Norte permitem a navegação em navios de baixa classe de gelo ou navios sem nenhuma classe de gelo. Mas essas viagens são de fundamental importância para o aproveitamento da rota de exportação de cargas conteinerizadas. Em nome do presidente da Rússia, desde o ano passado, a Rosatom organiza regularmente o transporte de cargas domésticas, explorando esta linha. Hoje, assistimos ao início de um projeto internacional na Rota do Mar do Norte. Essas viagens são pioneiras e experimentais. Nossa próxima tarefa é organizar a navegação para o leste durante todo o ano de forma regular.”
Para Jing Ke, representante da NewNew Shipping Line na Rússia, a Rota do Mar do Norte é uma das prioridades estratégicas na cooperação China-Rússia, enquanto o aumento do tráfego ao longo desta rota fortalecerá as relações entre os dois países: “A NewNew Shipping Line sempre foi um parceiro logístico confiável. Quatro navios estão planejados para cruzar entre os portos de São Petersburgo e Kaliningrado e os portos da China, e mais um navio entre o porto de Arkhangelsk e os portos da China durante a temporada de navegação ao longo da NSR em 2023. Com o forte apoio da Rosatom e do Glavsevmorput, estamos confiantes em concluir a passagem ao longo do NSR com sucesso.” Durante a temporada de navegação em 2023, quatro navios com capacidade de 1600-3500 TEU estão planejados para navegar entre São Petersburgo, Kaliningrado e os portos da China ao longo da NSR. Um navio com capacidade para 1600 TEU navegará entre o porto de Arkhangelsk e os portos da China para transportar cargas de exportação e importação.
Parabéns ao grupo tecnológico pelo empenho de novas rotas livrando assim de boicote pelos EUA e União europeia que pretende sucumbir tanto o avanço comercial da China quanto a Rússia, devem militarizar a região e providenciar proteção ao transporte pois sofrerão ataques constantes.