NAVIO SE CHOCOU COM O FPSO P-77 NO CAMPO DE BÚZIOS, NA BACIA DE SANTOS
A semana definitivamente não é de boas notícias para o mercado de óleo e gás. Em especial, para a Petrobrás. Segundo informações apuradas pelo Petronotícias, a embarcação Batuira (na foto ao lado) se chocou contra o navio-plataforma P-77, no campo de Búzios, na Bacia de Santos. O FPSO sofreu danos em seu costado e, além disso, houve desprendimento da gangway – passarela que liga a Unidade de Manutenção e Segurança (UMS) à P-77.
Ainda de acordo com a apuração da nossa equipe de reportagem, o FPSO continua operando enquanto os danos ainda estão sendo avaliados. O abalroamento teve extensão de convés contra o costado boroeste da P-77, atingindo e arrancando deck de mergulho de popa e base de gangway. A plataforma está localizada a aproximadamente 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, operando em profundidade de água de 1.980 metros.
Nesta semana, conforme noticiamos, a Petrobrás anunciou novos recordes de produção diária no gigante campo de Búzios. Foram 640 mil barris de óleo por dia e 790 mil barris de óleo equivalente por dia produzidos nas quatro plataformas (P-74, P-75, P-76 e P-77) atualmente instaladas no campo.
Procurada, a Petrobrás nos enviou a seguinte nota:
“A Petrobras informa que ocorreu, na quinta-feira (12/3) uma colisão entre uma embarcação de apoio do tipo PSV (Platform Supply Vessel) e a plataforma P-77, do tipo FPSO, que produz no Campo de Búzios.
Não houve vítimas, tampouco foi detectado qualquer vazamento. A Petrobras iniciou imediatamente os procedimentos para análise do acidente e avaliação de eventuais danos. A plataforma segue produzindo normalmente.”
Nesse governo, a bruxa tá solta. Lembrem que esse presidente da Petrobrás e seus diretores esteve na Vale por épocas, e deu em que? Nem precisamos falar. Acorda povo gado.
Castello extrativista do século passado. Barrageiros fajuto.