faixa - nao remover

NAVIO-SONDA CHEGOU AO RIO GRANDE NORTE PARA PERFURAR POÇO NA MARGEM EQUATORIAL NA VÉSPERA DE NATAL

whatsapp_image_2023-12-18_at_081505A Petrobrás já está contando os dias para voltar a perfurar poços no Nordeste do Brasil. O navio-sonda ODN-II chegou ao litoral do estado do Rio Grande do Norte, onde fará a perfuração do poço de Pitu Oeste, no bloco BM-POT-17, na chamada Margem Equatorial. A embarcação saiu do Rio de Janeiro no dia 6 de dezembro e deverá iniciar a perfuração no próximo domingo (24), véspera do Natal.

O poço será perfurado a 52 km da costa. O objetivo é avaliar a viabilidade econômica e a extensão da descoberta de petróleo feita em 2013 no poço de Pitu. Nesta fase, não há produção de petróleo. A avaliação técnica e econômica de qualquer descoberta deve levar entre 8 e 12 meses.

Esse é um grande momento para a Petrobrás. Estamos confiantes no potencial dessa faixa do litoral brasileiro, muito promissora e fundamental para garantirmos a segurança energética do país. Vamos fazer com toda a segurança, seriedade e transparência que priorizamos em todos os nossos projetos”, disse o presidente da empresa, Jean Paul Prates.

Pitu Oeste será o terceiro poço da concessão BM-POT-17 e a previsão é de que a sua perfuração dure de 3 a 5 meses. O último poço dessa concessão foi perfurado em 2015. O navio-sonda ODN-II, de propriedade da Foresea, estava na Baía de Guanabara para limpeza de casco e abastecimento.

De acordo com o Plano Estratégico 2024-2028 da companhia, serão investidos US$ 3,1 bilhões em atividades exploratórias na Margem Equatorial. No âmbito da mesma licença ambiental, a Petrobrás planeja perfurar o poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.

Veja abaixo algumas imagens do navio-sonda já na locação:

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of