NAVIO-SONDA DA FORESEA GANHA TECNOLOGIA PIONEIRA PARA AUTOMAÇÃO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS NO BRASIL
O navio-sonda Norbe IX, da Foresea, está prestes a realizar operações totalmente automatizadas na indústria brasileira de perfuração offshore. Após quase dois anos de testes e planejamento, a embarcação vem recebendo uma série de equipamentos de última geração desde fevereiro deste ano e deve concluir a implementação total da tecnologia até o fim deste segundo semestre de 2024. Com a inovação, a Norbe IX será capaz de perfurar poços de petróleo com mais eficiência e sem a necessidade de intervenção humana na chamada red zone, área de mais alto risco no navio durante as perfurações. A nova tecnologia de automação, desenvolvida em parceria com a fabricante norueguesa HMH, é composta pela plataforma Deal (Drilling Equipment Automation Layer) e dois sistemas operacionais – CADs 2.0 e Drillers Assist. O primeiro comanda a automação dos equipamentos que participam da perfuração. E o Drilllers Assist é um conjunto de softwares que utilizam inteligência artificial para auxiliar o driller, profissional que opera a construção do poço de uma cabine de comando na área operacional.
O COO da Foresea, Heitor Gioppo, disse que “Esse é um grande passo dado pela Foresea e pela indústria nacional na direção de operações mais sustentáveis e seguras. Com a nova tecnologia, o sondador (responsável por comandar manualmente as operações de perfuração) deixará de realizar dezenas de movimentos repetitivos e passará a monitorar e validar operações que serão realizadas de forma automática. Ganha-se mais precisão, mais eficiência e principalmente mais segurança, na medida em que a automação dos equipamentos também reduz drasticamente a exposição de pessoas e a necessidade de trabalhadores do lado de fora da cabine de operações, na red zone.”
A Rig Manager da Norbe IX, Clarisse Rodrigues, destaca que a sonda será a primeira no Brasil e uma das únicas no mundo a contar com operações totalmente automatizadas. Ela faz uma analogia da automação com o piloto automático de um carro: “É como se o operador da sonda passasse a contar com um dispositivo similar ao piloto automático. Com isso, ganha-se um aumento consistente de desempenho e, ao mesmo tempo, muito mais segurança para toda a tripulação”.
Os primeiros testes de fábrica para a implantação da nova tecnologia foram realizados em 2023, de forma simulada na Noruega. Na ocasião, um grupo de engenheiros e técnicos tiveram o primeiro contato prático com a tecnologia, testando-a em um simulador 3D que reproduz com exatidão o ambiente e a operação de perfuração da Norbe IX, que hoje se encontra na Bacia do Espírito Santo, a serviço da Petrobrás. “Além de reduzir significativamente a necessidade de operações manuais durante a perfuração de poços, outro ganho importante de segurança com a automação é a possibilidade de simulação e antecipação em relação a todos os cenários possíveis”, explica Alessandro Pasini, gerente de inovação da Foresea, que coordena a implementação da tecnologia na Norbe IX.
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