NAVIO-SONDA DA REPSOL CHEGA À BACIA DE CAMPOS
Partindo de Niterói, o navio-sonda Ocean Rig Mylos chegou ao bloco BM-C-33, onde a Repsol Sinopec Brasil descobriu os prospectos Seat, Gávea e Pão de Açúcar. Os três representam juntos a maior descoberta no pré-sal da Bacia de Campos, com estimativas in place de mais de 700 milhões de óleo e mais de 3 trilhões de pés cúbicos de gás. A unidade foi construída no estaleiro Samsung Heavy Industries, na Coreia do Sul.
Segundo o diretor do Projeto BM-C-33 da Repsol, Mariano González, para avaliação do bloco o primeiro poço a ser perfurado, em meados de novembro, será o Seat 2, seguido do Pão de Açúcar 2. “Em ambos realizaremos um DST (procedimento para testar a pressão, a permeabilidade e a capacidade de produção de um poço). O terceiro poço dependerá da análise da sísmica em 3D e dos resultados dos dois primeiros.
De acordo com a Repsol, a Ocean Rig Mylos é uma das sondas mais modernas do mundo, podendo ser utilizada em lâmina d’água de até 3.700 metros. O alto nível de automação traz maior agilidade para as operações e reduz os riscos para os trabalhadores. Além disso, possibilita operações com descarte zero, segundo a companhia.
sou mecânico a oito e meu sono e trabalhar na ocean rig.
cristi_lucio@hotmail.com