NAVIO-SONDA ODN-I VOLTA AO MAR APÓS MANUTENÇÃO NO ESTALEIRO RIO GRANDE
O navio-sonda ODN I, da Foresea, voltou ao mar nesta quinta-feira (10). A embarcação estava há pouco mais de dois meses passando por uma manutenção completa em dique seco no Estaleiro Rio Grande (RS). Com 240 metros de comprimento, o navio foi submetido a serviços de limpeza, pintura, manutenção, modernização de sistemas, reparos de tubulação, entre outros. Ao todo, mais de 600 trabalhadores foram mobilizados durante as atividades.
“A manutenção da ODN I em dique seco no Estaleiro Rio Grande foi a primeira de uma sonda dessa classe (elevada arqueação) de que se tem notícia no Brasil. Temos muito orgulho do trabalho complexo e planejado que fizemos ao longo dos últimos meses”, disse o diretor de operações da Foresea, Heitor Gioppo (foto abaixo, à direita).
O Estaleiro Rio Grande preparou um plano de picadeiros (berço que recebe o navio) especialmente para essa docagem da ODN I. “Foi um trabalho inédito, tanto para o cliente quanto para o estaleiro. O nosso maior desafio foi a obtenção de uma mão de obra mais técnica para atuar por um curto espaço de tempo. Nos preparamos por três meses para os serviços e o resultado foi bastante positivo”, comemorou o diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila. A Ecovix é a empresa proprietária do estaleiro.
O navio-sonda partiu rumo ao Rio de Janeiro, onde permanecerá por mais um mês para a conclusão da revisão. Neste período, serão reinstalados os thrusters (equipamentos de propulsão) e embarcados equipamentos e materiais necessários ao início das operações. Depois disso, o navio atenderá a novo contrato com a Petrobras. “Estamos prontos para seguir em novo contrato, com o reconhecido padrão Foresea de excelência operacional e segurança, que são os maiores valores da empresa”, concluiu Gioppo.
A ODN I é uma das cinco sondas próprias de perfuração offshore operadas pela Foresea. Nos últimos 10 anos, a unidade atuou em vários campos no Brasil de águas profundas e ultra-profundas. Nesse período, interviu em 63 poços. A embarcação é dotada de sistema de posicionamento dinâmico DP-3 e conta com a tecnologia de perfuração com pressão MPD (Managed Pressure Drilling). Pode operar em lâmina d’água de até 3,048 metros e é capaz de perfurar poços produtores, injetores e exploratórios de alta complexidade com segurança e precisão em profundidades de até 12.195 metros.
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