NAVIO CARREGADO DE PETRÓLEO PARA A CHINA TEM PROBLEMAS PARA DEIXAR O TEBIG
Felizmente não aconteceu o pior. O navio tanque New Medal precisou passar por uma manobra de emergência na manhã deste domingo (13). O navio é da classe VLCC (Very Large Crude Carrier), tem 330 metros de comprimento, 60,04m de boca e 20,20m de calado. A embarcação foi carregada com 290 mil toneladas de óleo cru no Tebig — terminal aquaviário da Petrobrás (Almirante Maximiano da Fonseca), localizado na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis. O seu destino é o Porto de Ningbo, na China. Na hora de partir, prevista para de manhã cedo, por volta das seis horas, o navio continuava sem condições de reiniciar o funcionamento da máquina.
Houve uma falha nas máquinas pouco depois do início da sua desatracação, com o auxílio de rebocadores. Isso obrigou o prático fazer o que se chama de manobra de emergência. O que se pretendia era afastar o navio do terminal e para-lo com o uso da âncora e dos rebocadores.
Os profissionais consideraram a situação como um risco e o prático foi obrigado a movimentar o navio para uma posição mais segura, bem afastado do Tebig. Não havia espaço para o petroleiro girar sem o risco de uma colisão. O navio foi mantido na posição enquanto aguardava decisão da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro sobre um possível reboque para fora da Baía de Ilha Grande. Após seis horas a bordo coordenando a ação dos rebocadores houve o restabelecimento da máquina e o cargueiro foi autorizado a sair com o apoio dos rebocadores, para fundeio fora da Baía, onde seria inspecionado.
Deixe seu comentário