NEGOCIADOR IRANIANO DIZ QUE NOVAS NEGOCIAÇÕES SOBRE O ACORDO NUCLEAR SÓ DEPOIS DA POSSE DO PRESIDENTE ELEITO

sanjaO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse estar preocupado com a pausa forçada nas negociações nucleares com o Irã. Ainda em viagem pelo Brasil, Grossi afirmou que a agência está numa posição “desconfortável.” O principal negociador nuclear de Teerã, Seyed Abbas Araghchi (foto),  disse que o país não participaria de mais negociações até a próxima mudança de governo, que o recém-eleito presidente Ebrahim Raisi encabeçará. Para Grossi, “ainda temos uma série de perguntas, questões que estamos tentando esclarecer com o Irã, e teremos que esperar e começar de novo com a nova equipe quando eles estiverem no cargo”.

O mandato do atual presidente, Hassan Rouhani, termina em 3 de agosto, quando Ebrahim Raisi  assumirá o governo. Ele é considerado mais linha dura do que o atual governo. O Irã e as potências europeias estão envolvidos em negociações diretas em Viena há vários meses na questão dos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos, que rompeu o acordo com o Irã ainda no governo Trump. A partir de lá, os iranianos estão enriquecendo o urânio com possibilidades de uso militar, contrariando o que havia sido acordado antes do rompimento americano.

Oficialmente, os Estados Unidos não entraram em negociações diretas com os iranianos, mas têm presença diplomática em um hotel adjacente. As  mensagens são passadas pelos interlocutores europeus. O presidente Biden está tentando fazer o reingresso do acordo como um dos pilares de sua política externa. Até agora sem sucesso. O Irã continua sem vender livremente o seu petróleo livremente no comércio internacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of