NEOENERGIA CRIA UM SISTEMA MÓVEL PARA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SEUS PARQUES EÓLICOS E FOTOVOLTAICOS
A Neoenergia criou uma ferramenta móvel e digital para a inspecionar os seus parques eólicos e fotovoltaicos, de acordo com o padrão que se impõe movido pela “qualidade dos serviços de operação e manutenção.” Agora, no lugar de formulários de papel, os profissionais de campo passaram a utilizar celulares. Além de ser uma prática sustentável, a novidade trouxe mais agilidade no dia a dia e otimizou a gestão dos ativos da companhia, proporcionando mais eficiência operacional e excelência dos serviços com alto valor agregado. O sistema, chamado de O&M Renováveis Inspect, foi criado pela equipe de Digitalização de Operação e Manutenção de Negócios Renováveis. Durante o trabalho nos parques eólicos, as equipes usam o celular em ambiente offline, uma vez que as turbinas estão em locais sem acesso a redes de telefonia ou internet. Quando os aparelhos alcançam o sinal de rede, os dados são automaticamente armazenados.
Anteriormente, as informações coletadas em campo eram registradas manualmente em uma ficha de inspeção. Com a ferramenta móvel, um aplicativo converte os dados em um arquivo PDF. A ferramenta também está integrada ao sistema de registro de não conformidades. Dessa forma, as informações ficam em um ambiente centralizado, facilitando o resgate de dados em futuras auditorias, como explicou Breno Ariani, gerente de serviços de operação e manutenção de negócios Renováveis da Neoenergia: “Criamos soluções para atender nossas necessidades com as ferramentas disponíveis na própria empresa. Com o celular, os usuários têm recursos integrados na palma da mão, como câmera e geolocalização, para realizar inspeções de forma mais eficiente. As informações ficam registradas de maneira simplificada. Além disso, a aplicação oferece recursos avançados, como a geração automática de relatórios e resultando em métricas que vão auxiliar na tomada de decisões”.
Deixe seu comentário