NEOENERGIA USA NOVA TECNOLOGIA PARA MONITORAR REMOTAMENTE INCIDÊNCIA DE VENTOS E RADIAÇÃO SOLAR EM SEUS PARQUES DE GERAÇÃO | Petronotícias




faixa - nao remover

NEOENERGIA USA NOVA TECNOLOGIA PARA MONITORAR REMOTAMENTE INCIDÊNCIA DE VENTOS E RADIAÇÃO SOLAR EM SEUS PARQUES DE GERAÇÃO

neoeneregiaA Neoenergia está usando uma nova tecnologia que acompanha as  torres meteorológicas do Parque Eólico Neoenergia Chafariz e do Parque Solar Neoenergia Luzia com um Software de Incidências Automáticas (Sofia). Ele acompanha as torres meteorológicas do Parque Eólico Neoenergia Chafariz e do Parque Solar Neoenergia Luzia, além das torres eólicas e placas solares das unidades do Complexo Neoenergia Oitis, de geração de energia eólica localizado entre o Piauí e a Bahia, que também estão sendo monitoradas com o auxílio da tecnologia. A plataforma foi criada pela área de Renováveis da empresa,  em parceria com a Loomi, especializada em soluções digitais. A ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o Hackathon Neoenergia, realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Sofia se conecta com os dados dos sensores das torres meteorológicas para identificar problemas na medição da velocidade e da direção dos ventos, radiação global elaura difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar o status das medições, como explica Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis da Neoenergia: “Alguns fatores foram motivadores para a criação da ferramenta, como o aumento da confiabilidade na análise de dados nas incidências, a redução de custos e do tempo da equipe interna. Com a precisão das informações, os profissionais ganharam agilidade para tomar as decisões necessárias”.

A Neoenergia aumentou sua capacidade instalada de geração de 4.547 MW em 2021 para 5.100 MW em 2022, sendo esse incremento exclusivamente de fontes renováveis de energia, no reforço ao seu compromisso de combater as mudanças climáticas e reduzir a intensidade de suas emissões. O Complexo Renovável Neoenergia foi inaugurado em março deste ano. Os parques Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. O investimento total foi de R$ 3 bilhões. A energia gerada é de 0,6 GW, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of