NEOENERGIA MOSTRA EFICIÊNCIA EM SUAS OPERAÇÕES E REGISTRA UM LUCRO DE R$ 815 BILHÕES APENAS NO SEGUNDO TRIMESTRE
Em apenas três meses, a Neoenergia apresenta seus resultados financeiros com um lucro registrado em R$ 815 milhões, o que demonstra uma eficiência na gestão da companhia. Esse número é do segundo trimestre deste ano e representa uma alta de 12% em relação ao mesmo período de 2023. A companhia apurou ainda lucro de R$ 1,9 bilhão no primeiro semestre do ano, em linha com igual período do ano passado. O EBITDA alcançou cerca de R$ 3 bilhões no segundo trimestre, e aproximadamente R$ 6,5 bilhões no primeiro semestre, com variação positiva em relação aos mesmos períodos do ano passado, de 12% e de 3%, respectivamente. A Neoenergia executou um Capex de R$ 4,2 bilhões no primeiro semestre, e de R$ 2,3 bilhões no segundo trimestre. Do total de investimentos verificados no acumulado do ano, R$ 2,4 bilhões foram destinados à melhoria contínua do fornecimento de energia aos 16,5 milhões de clientes das cinco concessionárias: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
O CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, disse que os resultados estão em linha com a estratégia de negócios, reforçando a disciplina financeira, com responsabilidade de investimentos e controle das despesas operacionais. “Seguimos ancorados em um modelo estruturado para garantir o crescimento sustentável das cinco distribuidoras e o avanço dos projetos de transmissão, com foco na qualidade dos serviços e no atendimento aos nossos clientes”, declarou.
No segundo trimestre, a Neoenergia realizou entrega dos lotes de transmissão de Itabapoana (leilão dezembro/2018) e Paraíso (leilão junho/2022), com liberação de 100% da receita anual permitida (RAP). O período também foi marcado pela entrega parcial do lote Morro do Chapéu (leilão dezembro/2020) com liberação de 47% da RAP, e do lote Estreito (leilão dezembro/2021) com liberação de 33% da RAP. O negócio de transmissão teve lucro de R$ 140 milhões no segundo trimestre, e de R$ 269 milhões no primeiro semestre do ano. O volume total de energia injetada, incluindo geração distribuída, foi de 21.389 gigawatts-hora (GWh) no segundo trimestre, e de 43.553 gigawatts-hora (GWh) no primeiro semestre, com alta em relação aos mesmos períodos do ano passado, de 8,2% e de 8,4%, respectivamente. O índice foi influenciado por temperaturas elevadas e crescimento da base de clientes. Em comparação ao segundo trimestre do ano passado, houve aumento de 304 mil consumidores, em torno de 1,9%, nas cinco concessionárias, totalizando 16,5 milhões de clientes ativos.
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