NICOLÁS MADURO, ACREDITE, AMEAÇA PARAR DE VENDER PETRÓLEO PARA OS ESTADOS UNIDOS
Pode ser mais uma bravata de um ditador que está mal no filme de seu país, mas Nicolás Maduro , presidente de Venezuela, disse que está disposto a deixar de vender petróleo para os Estados Unidos. A Venezuela vende diariamente para os americanos 750.000 barris de petróleo. Uma suspensão seria praticamente o fim de uma economia que já está pra lá da linha do perigo. Maduro acusa Washington de liderar uma “perseguição financeira” contra a Venezuela, submetida pelo presidente Donald Trump a sanções econômicas desde agosto passado: “ No dia que eles não quiserem que lhes vendamos nosso petróleo, pegamos nossas coisas (…) e vendemos todo o nosso petróleo para a Ásia, não tem problema”, disse Maduro.
As sanções proíbem cidadãos e entidades americanas de renegociar a dívida pública venezuelana, uma questão crucial no momento em que o país e a PDVSA foram declarados em “default” por um grupo de credores e agências de classificação de risco. Maduro busca renegociar a dívida externa, calculada em cerca de 150 bilhões de dólares, dos quais 30% correspondem à PDVSA. Do alto de sua arrogância, Maduro declarou que “Mister presidente Donald Trump, você decide, meu compadre: se quer que sigamos vendendo petróleo, vendemos petróleo. Se um dia você se deixar levar pelos loucos extremistas de direita, a Venezuela vai pegar seus barquinhos e levar seu petróleo para o mundo, para vendê-lo igualzinho”. Quem viver verá.
Sei que é pura utopia, mas porque o Brasil, junto com a Venezuela e alguns países africanos não unam suas produções de petróleo e passem a mandar nesse mercado ?
A América Central e Sul está cheio de Caudilhos que se arvoram paizão do país. Nação não tem pai tem CEO . Se fracassa é trocado na próxima eleição. A Venezuela é totalmente dependente do USA. O cara está falando da boca pra fora como bom caudilho.