NÍVEL DE RESERVATÓRIOS INDICA ALTA NO SUDESTE/CENTRO-OESTE, AFIRMA ONS | Petronotícias




faixa - nao remover

NÍVEL DE RESERVATÓRIOS INDICA ALTA NO SUDESTE/CENTRO-OESTE, AFIRMA ONS

reservatoriosO boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 10 a 17 de junho, aponta reservatórios com bons níveis de armazenamento. Dos quatro subsistemas, o Sudeste/Centro-Oeste se destaca, pois na segunda revisão do PMO apresenta uma expectativa melhor que a estimada na edição anterior, com aumento de 0,4%, e deverá atingir 65,7% de capacidade no final do mês. Nos demais subsistemas os níveis de água estocada seguem acima de 90%, sendo o Nordeste com 91,7%, o Sul com 92,7% e o Norte com 99%. As estimativas consideram a data de 30 de junho como referência.

Ainda de acordo com o boletim, o Custo Marginal de Operação (CMO), em todo o Brasil, teve uma redução de 13,3%, saindo de R? 57,89 para R? 50,17. Os valores seguem equalizados. Na região Sul, subsistema que está com os melhores índices, as afluências devem registrar 218% da Média de Longo Termo (MLT). Seguido da região Norte, onde é esperado um percentual de 81% da MLT; Sudeste/Centro-Oeste com 71% da MLT e o Nordeste com 64% da MLT.

O documento indica uma previsão de carga total do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o mês de junho de 66.224 MW médios, com redução de 0,8% em comparação a igual período no ano anterior. A estimativa para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste é de incremento de 0,1%, atingindo 38.270 MW médios. Já os demais subsistemas apresentam as seguintes variações em relação a junho de 2021: Norte com redução de 0,3% e 5.932 MW médios; Nordeste com desaceleração de 2,4% e 10.667 MW médios e Sul com contração de 2,5%, correspondendo a 11.355 MW médios. Vale ressaltar que a projeção do subsistema Norte encontra-se influenciada pela redução parcial da carga de um consumidor livre da rede básica desde o mês de março passado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of