NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS CONTINUA CRÍTICO NO PAÍS
O ano novo chegou, mas a situação das hidrelétricas brasileiras continua feia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já tomou todas as medidas disponíveis para economizar água, mas ainda assim os reservatórios do Nordeste passaram o réveillon abaixo do limite de segurança. O armazenamento fechou o ano em 32,2%, sendo que o nível de segurança é de 34%. Enquanto isso, as hidrelétricas do sistema Sudeste / Centro-Oeste encerraram 2012 com apenas 28,8% de reserva, menos de 1% acima do nível de risco.
Enquanto não chove, há quase três meses todas as térmicas brasileiras estão em operação e rendem cerca de 10,5 mil MW (22% do que o Brasil precisa), ou mais R$ 600 milhões por mês para o consumidor.
Ainda este mês vai entrar em operação a Termoelétrica de Uruguaiana, parada por falta de combustível. Mas a emergência é tanta, que o Ministério de Minas e Energia vai a reativar a usina, que vai funcionar com gás natural liquefeito (GNL) importado pela Petrobrás. Enquanto isso, as chuvas estão abaixo do previsto e o consumo de energia permanece em alta devido ao calor.
Deixe seu comentário