NO DIA DO PRIMEIRO VOO DO 14 BIS, UMA HOMENAGEM À SANTOS DUMONT E UMA JUSTIÇA HISTÓRICA AO AUTOR DO PRIMEIRO VOO REALIZADO

santos dumont 1O Petronotícias  vai “colar” agora as iniciativas do brilhante jornalista Alexandre Garcia em sua coluna diária no Youtube, quando sempre lembra o que aconteceu de relevante na história a cada dia. E hoje, 23 de outubro, é uma data especialmente marcante para o Brasil. Foi o dia em que o gênio mineiro Alberto Santos Dumont  fez voar pela primeira vez na França, um dirigível mais pesado do que o ar, cruzando os céus parisienses por alguns minutos, inaugurando a Era do 14 Bis. Mas não foi ele quem voou pela primeira vez com um objeto dirigível mais pesado do que o ar. E nem os irmãos Wright, dos Estados Unidos.  Talvez pelo ufanismo, o brasileiro deu à Santos Dumont esta honraria. Mas a história revela que foi um alemão  o primeiro a superar este desafio.

Mesmo assim, Santos Dumont merece todas as honrarias que recebeu e ainda recebe. São justas estas homenagens. Por isso, convidamos o economista com alma de engenheiro, Gilberto Buffara Júnior, um dos precursores na criação dos veículos aéreos não tripulados no Brasil, e um profundo conhecedor da história mundial da aviação, a produzir um texto sobre o nosso gênio mineiro.  Os inventos de Buffara Júnior já foram usados até pelo Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil. Ele também é o criador de um  outro veículo não tripulado brasileiro, que está em testes, e pode ser usado em várias missões de segurança, vigilância e controle do meio ambiente, principalmente na Amazônia: o Atobá.

Convite feito, convite aceito. Veja o texto que escreveu lembrando a data de nascimento de Santos Dumont,   prestando a sua homenagem ao nosso gênio brasileiro, mas também com justiça, lembrando o nome do alemão que voou com um dirigível mais pesado do que o ar pela primeira vez:

gilberto“Hoje o nosso Alberto Santos Dumont alçou voo pela primeira vez com seu 14 Bis no campo de Bagatelle, em Paris. Na época em que os balões eram o único aparato que permitia que humanos voassem, o problema maior era que os balões voam para onde os ventos os levassem. A dirigibilidade dos balões era a grande questão para que esses engenhos se tornassem meios de transporte viáveis.

Foi aí que o milionário do petróleo Henri Deutsch de la Muerthe ofereceu cem mil francos para quem decolasse um balão dirigível da sede do Aeroclub de France desse uma volta na Torre Eiffel e pousasse em menos de 30 minutos. Em 19 de outubro de 1901, Santos Dumont, depois de muitas tentativas, decolou seu dirigível número 6, deu a volta na Torre Eiffel e cruzou a linha de chegada em 29 minutos e 30 segundos.

Nesse momento Santos Dumont havia se tornado o inventor do dirigível. Neste momento, Santos Dumont havia se tornado uma celebridade de renome internacional. Seus livros eram publicados simultaneamente em vários países. Depois desse marco na história da aviação, o grande desafio passou a ser o desenvolvimento de uma aeronave mais pesada do que o ar. Muitos entusiastas tentaram desenvolver aeronaves em todo o mundo. Dentre esses, o maior nome foi o inventor Otto Lilienthal.

O alemão Otto Lilienthal desenvolveu a primeira forma bem sucedida de uma aeronave de asa fixa, o que chamamos hoje de avião. Os planadoresdrone desenvolvidos por Lilienthal se aproximavam do que hoje chamamos de asa delta. Lilienthal fez mais de 2000 voos com seu aparelho, tendo atingido a distância de 250 metros, entre 1891 e 1896 quando morreu em um acidente aeronáutico voando um de seus aparelhos. Otto Lilienthal voou um aparelho mais pesado que o ar muito antes de Santos Dumont ou dos Irmãos Wright.

Fotografias de Lilienthal voando seus aparelhos apareceram em publicações científicas e populares no mundo todo, quando recebeu o apelido de “Pai do Voo” por ter sustentado voo controlado em uma aeronave mais pesada do que o ar. Sua notoriedade chegou aos quatro cantos do planeta e foi notada por todos que pesquisavam a aeronáutica naquela época, incluindo Santos Dumont e os Irmãos Wright. Em 1903 os Irmãos Wright secretamente catapultaram seu aparelho que alçou voo na praia de Kitty Hawk.

otoVários voos sucederam seu primeiro voo motorizado de 1903.Dia 23 de Outubro de 1906, o nosso internacionalmente famoso Santos Dumont decolou seu 14 Bis sob os holofotes da mídia internacional. O 14 Bis decolou, voou em linha reta, tendo atingido entre 3 e 5 metros de altitude na extensão de 50 metros.Com a grande repercussão do voo de Santos Dumont, os irmãos Wright finalmente aceitaram o convite do Aeroclub de France para uma demonstração.

Em 1907 os irmãos Wright decolaram sua aeronave que voou fez curvas e pousou, demonstrando imensa superioridade tecnológica ante ao que havia sido visto pelos europeus anteriormente. Santos Dumont talvez tenha sido o maior brasileiro da história. Um pioneiro, inventor, filantropista e uma personalidade “larger than life” como se diz em inglês. Fazemos uma grande injustiça com o nosso Santos Dumont em sustentar essa mentira de que ele foi o inventor do avião. Não foi ele e nem tampouco os irmãos Wright. Apesar de tudo, não vejo os alemães reclamando da injustiça feita com a memória de Otto Lilienthal.

Sustentando essa mentira, estamos manchando a memória de Santos Dumont, o maior brasileiro que já pisou nesteoto 1 planeta, estamos revelando nosso complexo de inferioridade, e acima de tudo cometendo uma injustiça com o verdadeiro inventor do avião, Otto Lilienthal. Conclamo a todos os brasileiros a se empenharem em fazer coisas relevantes para o nosso país.  Somos muito maiores do que pensamos,  e podemos ser muito mais se deixarmos de tentar pegar o atalho e passarmos a trabalhar com seriedade em prol de nosso país.”

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