NORTE ENERGIA CONCLUI NOVA ETAPA DA CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE
A Norte Energia concluiu a concretagem dos pilares do vertedouro da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A estrutura construída no Sítio Pimental, onde vão operar as seis turbinas da Casa de Força Complementar do empreendimento – 233,1 MW de potência instalada -, conta com 18 vãos e capacidade para escoar até 62 milhões de litros de água por segundo. São 19 pilares de 32 metros de altura e 4,5 metros de largura, formando o vertedouro, com comprimento total de 445,5 metros. Nesse processo de concretagem dos pilares foram utilizados 126.483m³ de concreto e 8.008,14 toneladas de aço.
“Estamos dando mais um importante passo para a construção da maior usina genuinamente brasileira e para levar energia limpa e renovável a 60 milhões de brasileiros”, afirmou o superintendente de obra, Jaime José Juraszek Junior. Juraszek ainda destacou que as escavações para construção da casa de força complementar de Pimental começaram em janeiro de 2013, e as obras do vertedouro em outubro do mesmo ano.
A principal função dos vertedouros do Sítio Pimentel é sustentar as comportas radiais (de segmento) que irão controlar a vazão e o nível do reservatório principal da Hidrelétrica, no rio Xingu. Além disso, também servem de apoio à sustentação de pontes sobre o vertedouro, permitindo acesso ao longo da barragem.
O vertedouro irá manter a vazão na Volta Grande Xingú, que durante o processo de licenciamento da UHE Belo Monte foi definido pelo Ibama para o período de seca uma vazão mínima de 700 m³/s nesta área do rio, superior a mínima histórica registrada, de apenas 400 m³/s. Este volume garante a manutenção do curso original do rio Xingu e do ecossistema local, além das condições necessárias para qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente da região, com navegação na época de seca e manutenção da vida aquática.
Deixe seu comentário