faixa - nao remover

NORTE ENERGIA PREVÊ QUE USINA DE BELO MONTE DEVE ATENDER CERCA DE 12% DA DEMANDA POR ENERGIA NO PRÓXIMO SEMESTRE

Casa de força Belo Monte_Créditos_Particular FilmesCom o retorno das vazões no rio Xingu, na região Sudoeste do Pará, a Usina Hidrelétrica Belo Monte tem mantido sua produção de energia limpa e renovável, dobrando sua contribuição para o atendimento nos horários de pico de consumo nacional desde o fim da seca. Nos últimos dias de 2024, a usina gerou 7% da demanda atual de energia do país, entregando 6.300 MW, o suficiente para abastecer 11,5 milhões de residências. A previsão da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica, é otimista para o próximo semestre de 2025, com a expectativa de manter os resultados de 2024 e atender cerca de 12% da demanda energética do Brasil.

Apesar dos impactos do El Niño, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais gerou energia para o país no primeiro semestre de 2024, com uma produção de 6% (20.414 GWh) de toda a energia consumida no Brasil, o equivalente ao consumo de 20 milhões de residências. Esse volume de geração é suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte e Centro-Oeste, além do estado do Rio de Janeiro, durante o mesmo período.

Belo Monte é a maior hidrelétrica 100% brasileira e a quinta maior do mundo. Além de sua alta produção, a usina também desempenha um papel importante como “bateria natural” do Sistema Interligado Nacional (SIN), ajudando na reserva dos níveis dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, aliviando a pressão sobre eles e diminuindo a necessidade de acionar fontes de energia poluentes.

Em 2023, Belo Monte gerou 31.521 GWh, respondendo por 6% da capacidade de geração do Brasil e 10% da geração das hidrelétricas. Em 2022, o Complexo Hidrelétrico Belo Monte, que inclui a Usina Hidrelétrica Pimental, registrou a maior produção de sua história, superando os 37 milhões de MWh de energia gerada, consolidando-se como a maior usina 100% brasileira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of