NORUEGA AUTORIZA EXPLORAÇÃO DE POÇO DE PETRÓLEO PRÓXIMO AO ÁRTICO PELA STATOIL
A Statoil foi autorizada pelo governo da Noruega a iniciar a perfuração do poço de petróleo no Mar de Barents, próximo ao Ártico, rejeitando apelo do Greenpeace, que pedia a proibição da exploração. A preocupação do grupo ambientalista é com a despovoada Ilha Bear, que abriga ursos polares e outros animais raros, que estariam ameaçados em um eventual vazamento.
A Statoil argumentou que o risco ambiental do projeto é muito baixo, além do fato de a Ilha Bear estar localizada a cerca de 170 quilômetros do local de perfuração. “Nossa maior prioridade é ter operações seguras sem qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente”, disse a vice-presidente sênior de exploração da plataforma continental norueguesa da Statoil, Irene Rummelhoff (foto).
À medida que os campos maduros do sul se esgotam e o gelo do Ártico derrete, as companhias passam a explorar cada vez mais o norte do globo. Os Estados Unidos estimam que o Ártico pode conter 13% das jazidas inexploradas de petróleo do mundo e 30% das de gás.
Deixe seu comentário