NOVA ADIÇÃO DE BIODIESEL NO DIESEL VAI ECONOMIZAR R$ 1,3 BILHÃO COM A IMPORTAÇÃO DO COMBUSTÍVEL
Nos próximos dois meses terminarão os testes para adição de 11% de biodiesel (B11) ao óleo diesel. Este novo percentual proporcionará ao país uma economia de quase R$ 1,3 bilhão ao ano com a redução na importação de 600 milhões de litros de óleo diesel. Os números foram apresentados pelo Ministro Bento Albuquerque durante lançamento da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, em Brasília. A implantação da mistura B11 será feita após estudos de curta duração sobre aditivação do biodiesel no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Os resultados desses estudos serão analisados e atestados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição independente, garantindo a melhor governança e qualidade na integração dos biocombustíveis na matriz energética e de transporte no Brasil. A entrada em vigor da mistura B11 deve induzir investimentos em ampliação da capacidade de produção de biodiesel e processamento de soja de mais de 700 milhões de reais”.
A partir da conclusão dos testes a ANP revisará a especificação do biodiesel, para aumentar o requisito de estabilidade à oxidação do biodiesel, de 8 para 12 horas, com o objetivo de atingir no mínimo 20 horas de estabilidade na mistura com o diesel e, assim, aumentar a vida útil do combustível em todas as etapas de comercialização. Bento Albuquerque disse que “Juntos, concordamos que essa solução regulatória para a estabilidade à oxidação é o passo necessário para garantir a validação da mistura B11 na forma como exige a lei. Foco na proteção do consumidor”,
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biodiesel. A dependência externa com a importação de óleo diesel de petróleo alcançou 21% no ano passado. Foram 11,4 bilhões de litros importados, com transferência de renda para o exterior. Esse volume de importação superou em mais de duas vezes a nossa produção de biodiesel. A atual adição de 10% biodiesel ao óleo diesel, faz do Brasil o segundo maior produtor mundial. Foram 5,3% bilhões de litros no ano passado, um crescimento de 25% em um ano apenas.
Sobre a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, o ministro afirmou: “a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel é o ponto de encontro no nosso Poder Legislativo para ouvir as demandas da sociedade por energia renovável no setor de transporte coletivo de passageiros e de cargas. É o ponto de encontro para as demandas da agroindústria brasileira, em especial da soja e de carnes, que têm ligação umbilical com a indústria de biodiesel. essa Frente vem para somar de forma fundamental para o desenvolvimento do biodiesel no Brasil”.
Deixe seu comentário