faixa - nao remover

NOVA CASCATA DE ULTRACENTRÍFUGAS AUMENTARÁ A PRODUÇÃO DE URÂNIO ENRIQUECIDO DO BRASIL

reinaldo azevedo A sétima cascata de ultracentrífugas será inaugurada até o dia 30 de agosto, o que aumentará consideravelmente a capacidade do Brasil no enriquecimento do urânio, conforme anunciado pelo presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga. A INB é a empresa responsável pela implantação gradativa da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, em Resende (RJ). Na primeira etapa, serão ao todo 10 cascatas, o suficiente para atender a 70% demanda da usina de Angra 1.

A segunda fase de desenvolvimento do empreendimento pretende alcançar a autossuficiência brasileira na produção de urânio enriquecido. A previsão é instalar mais 30 cascatas de ultracentrífugas. Com isso, a INB terá uma capacidade instalada suficiente para produzir urânio enriquecido para Angra 1, Angra 2, Angra 3, para o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e, ainda poderá haver um pequeno excedente que a ser aproveitado pela empresa para atender demandas adicionais.

Ainda falando sobre a produção de combustível para as usinas de Angra, uma comitiva da INB visitou recentemente a Westinghouse e a Royal Master Grinders, nos Estados Unidos.  O objetivo da viagem é aprimorar o sistema de retífica das pastilhas de dióxido de urânio (UO2) – uma das etapas para a fabricação do elemento combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of