faixa - nao remover

NOVA CPI DA PETROBRÁS É INSTALADA NO CONGRESSO

Hugo MottaFoi instaurada hoje (26), sob protestos, a CPI da Petrobrás, com objetivo de investigar a corrupção na estatal entre os anos de 2005 e 2015 – governos Lula e Dilma. Para abertura da comissão, a oposição contou com o apoio de alguns partidos da base aliada. A indicação de deputados que receberam recursos de empreiteiras que estão sendo investigadas pela Operação Lava-Jato durante a campanha foi motivo de divergências entre os parlamentares.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-RJ) questionou a participação de parlamentares que foram beneficiados na última eleição com verbas dessas empreiteiras. Outros deputados refutaram o argumento, sustentando sua posição no fato de as doações terem sido feitas legalmente.

Para presidir a CPI foi eleito o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), com 22 votos. Como acertado previamente, Luiz Sérgio (PT-RJ) foi indicado para a relatoria do processo. A autonomia das investigações foi destacada pelo presidente da comissão. Segundo ele, o maior objetivo é “salvar a nossa maior empresa”.

Serão 120 dias para conclusão dos trabalhos da CPI, podendo ser estendidos por mais 60 dias, por decisão do plenário. A partir da próxima segunda-feira (02), a comissão receberá requerimentos dos deputados, incluindo os pedidos de audiência pública e de convocação para interrogatórios.

O requerimento de criação da comissão aponta que serão investigadas a prática de atos ilícitos e irregulares dentro da Petrobrás de 2005 a 2015, o superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no país, a constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela companhia com o fim de praticar atos ilícitos, o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda, as irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e venda de ativos da estatal na África.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of