NOVA DIRETORIA DA ABEMI ASSUME COM ALGUNS PLANOS, UMA ADVOGADA COMO VICE, PRECISANDO RETOMAR PRESTÍGIO DA INSTITUIÇÃO

abemiA ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial) tem uma nova diretoria. O engenheiro e atual consultor, Joaquim Maia, assumiu a presidência da instituição, junto com a vice, a advogada Maria Michielin, além dos diretores estatutários e membros do conselho. Os dirigentes eleitos estarão à frente da entidade até 2025 e precisam aproveitar esta oportunidade para trazer de volta para o mercado o peso e a importância que a Abemi já teve. Em sua posse, Maia disse que “o nosso objetivo será o tripé ESG, Transição e Segurança Energética, Indústria 4.0, bem como a busca contínua de eficiência operacional em beneficio da nossos Associados e da nossa coletividade”. Talvez a Abemi precise mais do que isso para recuperar a importância que ela já teve. “Vamos dar ênfase às ações de sustentabilidade, buscando uma interlocução ainda maior com outras Entidades de Classe, Poder Executivo e Congresso Nacional.  Preparar o setor para a transformação digital através da construção 4.0. Além de estimular, fomentar e promover a incorporação de novas tecnologias para o setor de engenharia e construção”, acrescentou Maia.

O novo presidente destacou também a importância de disseminar a produção e transferência de conhecimento tecnológico, através do Instituto ProEC 4.0, (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0), criado em final do ano passado. Maia reconhece que  o novo mandato estará repleto de desafios,mas também de  oportunidades: “Iremos fortalecer e expandir os nossos grupos de trabalho no Saneamento Básico,  Geração,  Sistemas de Transmissão e Distribuição,  ESG,  Jurídico e QSMS.” Maia ainda reforçou a importância da atuação da ABEMI para o desenvolvimento do setor de óleo e gás, principalmente após os recentes acontecimentos internacionais evidenciarem a dependência do país na adequação e modernização do parque de refino de petróleo, no transporte e distribuição de gás natural, para os quais o Brasil possui grandes reservas. E dada a concentração de investimentos na produção offshore por parte da Petrobrás e Operadores Internacionais, a ABEMI decidiu criar a Diretoria Offshore.

Joaquim Maia participou como diretor estatutário da ABEMI durante oito mandatos. Foi responsável na ABEMI pela implantação e gestão do PNQP (Plano Nacional de Qualificação Profissional), qualificando 85.000 profissionais para o mercado de engenharia e construção. Como diretor nomeado, foi responsável pelo GT de Saneamento Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. Também liderou o grupo para o desenvolvimento e implantação do Comitê Permanente de Compliance exercendo a função de Compliance Officer. Como executivo, construiu sua  carreira no setor de engenharia e construção, nas empresas Sade Sul Americana de Engenharia (GE) como Gerente; Eucatex Engenharia- Superintendente; Degele Engenharia (Alstom) Superintendente; Hochtief do Brasil – Diretor; Schahin Engenharia- Diretor Executivo; Invensys Building Systems Brasil – Presidente; Projectus Engenharia e Consultoria – Vice-Presidente. Atualmente é Diretor Executivo da JMA Assessoria Marketing e Representações.

Diretores Estatutários:

ENGENHARIA

  • THOMAZ AMERICANO DA COSTA

AP Consultoria e Projetos Ltda.

CONSTRUÇÃO CIVIL

  • MARCELO NEVES FERREIRA

TENENGE Engenharia LTDA

FABRICAÇÃO

  • PAOLO FIORLETTA

METROVAL Controle de Fluidos Ltda.

MONTAGEM E MANUTENÇÃO

  • OSCAR SIMONSEN JUNIOR

MONTCALM Montagens Industriais S.A.

LOGÍSTICA

  • MICHEL CLEBER ROSSI

ENGETEC Construções e Montagens S.A.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of