faixa - nao remover

NOVA FASE DA LAVA JATO ENVOLVE FILHO DE LOBÃO E EX-SENADOR DO PARÁ

Marcio LobaoO nome dado pela Polícia Federal à nova fase da operação Lava Jato, batizada de Leviatã, faz lembrar um ditado também envolvendo seres marítimos: “filho de peixe, peixinho é”. É que um dos principais alvos é o filho do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão, Márcio Lobão (foto). O patriarca já é investigado em alguns processos da Lava Jato e agora o filho virou alvo de mandados de busca e apreensão que são cumpridos nesta quinta-feira (16), relacionados ao pagamento de propinas na construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Outro alvo da operação é o ex-senador pelo Pará Luiz Otávio, também citado nas acusações do inquérito que investiga no Supremo Tribunal Federal o pagamento de 1% dos valores das obras da usina de Belo Monte ao PT e ao PMDB.

Os mandados da Leviatã foram expedidos pelo ministro Edson Fachin, que assumiu a relatoria da Lava Jato no lugar do ex-ministro Teori Zavascki, falecido em janeiro, mas já era o responsável por essa parte do processo, já que Zavascki havia separado as investigações sobre corrupção setor elétrico da operação original.

O ex-ministro Edison Lobão, cujo filho foi alvo desta etapa da operação, é hoje o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, responsável por sabatinar o novo ministro do STF e também o futuro procurador-geral da República. No entanto, em maio de 2016 o tribunal autorizou abertura de inquérito para investigá-lo por desvios na obra de Belo Monte, da época em que ele era ministro de Minas e Energia.

No mês seguinte, também foi aberto inquérito para investigar, pelo mesmo motivo, os senadores Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raupp e Jader Barbalho – este último padrinho político do ex-senador Luiz Otávio, alvo desta fase da Lava Jato.

Tanto Márcio Lobão quanto Luiz Otávio Campos foram citados na delação do executivo da Andrade Gutierrez Flávio Barra, que relatou pagamentos realizados pela empreiteira pelas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte e também pela usina de Angra 3. As investigações da Leviatã também levaram em conta a delação premiada de Luiz Carlos Martins, funcionário da empreiteira Camargo Corrêa.

O nome da Operação é uma referência à obra “O Leviatã”, de Thomas Hobbes, que afirma que o “homem é o lobo do homem”. Houve quem brincasse que a operação também poderia se chamar “Os três porquinhos”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Como as investigações envolvendo o PMDB e PSDB caminham a passos de tartarugas. O processo é absolutamente assimétrico com benefício e adiamento de prazo para alguns. Investigação, devolução da grana roubada e prisão para TODOS os culpados, donos ou não de empresas, que devem ser tuteladas e preservadas.