NOVA JAZIDA DE URÂNIO ESTÁ SENDO LICENCIADA EM CAETITÉ, NA BAHIA
Está sendo licenciada uma nova jazida na área da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio em Caetité (BA), a jazida do Engenho, pelas Industrias Nucleares do Brasil (INB). A partir de 2015 a jazida será minerada a céu aberto, através de três cavas. A capacidade será de 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos, mantendo uma média de produção annual de 340 toneladas.
No total são 33 depósitos do mineral urânio com alto grau de pureza nas terras da INB, batizada de Província Uranífera de Lagoa Real. Desses depósitos, doze já foram pesquisas, passando a ser chamados de “jazidas”. Uma vez começado o processo de exploração, a denominação correta passa a ser ‘mina”.
O Ibama está analisando um Plano de Controle Ambiental, com todas as características da jazida do Engenho. O documento contém os estudos de viabilidade, os processos de produção e de controle a serem adotados e os impactos associados à sua exploração, além da descrição de áreas de influência do empreendimento e as ações de comunicação e responsabilidade social a serem desenvolvidas com os objetivos de manter a população informada sobre as atividades da empresa e contribuir para a melhoria de qualidade de vida da região.
Deixe seu comentário