NOVA LEI DO GÁS PODE FAZER A COMGÁS AMPLIAR SUA REDE DE GASODUTOS EM MAIS 1.200 QUILÔMETROS

downloadAos poucos chegam as notícias que refletem a extensão dos benefícios da Nova Lei do Gás, aprovada neste ano. Há planos dentro da Comgás de uma ampliação de sua rede de dutos em 1.200 quilômetros, que servirão para escoamento do gás pelo Brasil. A confirmação deste investimento foi feita pelo próprio CEO da Cosan (controladora da Comgás), Luis Henrique Martins: “O planejamento pode ser multiplicado com alguns movimentos que estamos fazendo neste mercado.” Martins participou do CEO Conference Call, que foi realizado pelo Banco PTG Pactual.

Ele disse ainda que a rede de gás da Comgás atende 170 cidades atendidas. Apesar de o executivo considerar a malha relativamente pequena, ela concentra o equivalente a 21% do PIB Brasileiro e tem 50% da rede de gás do país inteiro, incluindo transporte e distribuição. Os Dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) apontam que o Brasil tem hoje 9.400 km de gasodutos, enquanto Argentina, EUA e Europa têm, respectivamente, 16.000 km, 497 mil km e 200 mil km de dutos.

Para o CEO da Cosan, a Nova Lei do Gás tem como objetivo facilitar a entrada de empresas privadas no setor de gás natural por meio de mudanças na forma de contratação (de concessão para autorização), do compartilhamento de estruturas existentes com terceiros mediante pagamento, entre outras mudanças.

“O desafio do Brasil não é oferta, o desafio do Brasil é gerar demanda para uso. Como a construção de demanda exige investimento em infraestrutura tanto na área de transporte como na área de terminais e ramais de distribuição, acho que é fundamental que o arcabouço regulatório tenha uma previsibilidade”, afirmou Luis Henrique Martrins. Ele também afirmou que segurança jurídica é fundamental para investimentos de longo prazo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of